MOSTRA ARMORIAL 50
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 18/11/2023 11:45
Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, comanda Aula Espetaculosa, na companhia da cantora Isaar França, em emocionante homenagem ao pai (foto: Cristiana Dias) |
Os Encontros Petrobras de Música Armorial, iniciados ontem no Teatro Arraial, no Recife, dentro da Mostra Armorial 50, traz uma programação imperdível e memorável neste sábado (18). O artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano Suassuna, sobe ao palco, às 19h, com sua Aula Espetaculosa, do Mendigo ao Pintor, onde revisita o passado e traz da memória afetiva momentos especiais com o pai. Na vida pessoal e também na arte. O acesso é gratuito. A produção e idealização é da R.Godoy e o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura.
O emocionante espetáculo conduz a plateia por uma imersão nas influências armoriais que Dantas recebeu desde a infância e nas memórias musicais que fazem parte de sua formação artística. Uma oportunidade única para quem quiser prestigiar um encontro lítero-musical permeado de interessantes histórias e, especialmente, de muita afetividade.
Entre histórias, lembranças e causos, entra em cena a cantora Isaar França, com a sua voz sensível e poderosa. Ela foi parceira de Ariano em muitas das famosas e divertidas aulas-espetáculo que ele ministrava em todo o país. Nessa linda apresentação, ela tem a companhia da musicista Lais de Assis.
O Duo de música instrumental formado pela violinista Ana de Oliveira e o compositor e multi-instrumentista Sérgio Raz assume o palco do teatro Arraial - Ariano Suassuna na terça-feira (21/11), às 19h. A parceria surgiu em 2018, unindo o violino contemporâneo da paulistana radicada no Rio de Janeiro às múltiplas sonoridades do compositor, violonista, guitarrista e violinista pernambucano, também radicado no Rio de Janeiro.
O duo lançou este ano o álbum Armoriando, uma releitura autoral de obras de compositores como Antônio Madureira, Clóvis Pereira, Guerra-Peixe e Jarbas Maciel e músicas compostas pelo próprio Sérgio, que participou do Quarteto Romançal de Antônio Madureira e do grupo que acompanhava Ariano em suas aulas-espetáculo.
Fechando os Encontros Petrobras de Música Armorial, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado-PE), agremiação que ostenta o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, outorgado pelo Governo do Estado, leva ao público a potência e energia das suas brincadeiras. O cavalo marinho é uma das referência da cultura popular que influenciaram a obra dos artistas armoriais e possui uma grande importância na formação da identidade cultural pernambucana.
Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial
A apresentação do Estrela de Ouro acontece no dia 25/11, a partir das 17 horas, na área externa do MEPE, fazendo uma dobradinha com uma das mesas dos Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial, bate-papos voltados à discussão de temas relacionados à arte armorial. Em cada encontro, dois especialistas em cada uma das vertentes artísticas do Armorial expõem suas ideias e interagem com o público, sempre com a mediação do poeta, ensaísta, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e estudioso da obra de Ariano Suassuna e do Movimento Armorial, Carlos Newton Júnior. Os Diálogos também contarão com grandes presentes para o público, com o lançamento de algumas obras de grande relevância não só para o movimento, mas para a cultura brasileira.
Os Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial acontecerão sempre no auditório do MEPE e começam no dia 22, às 19h, com a linguagem Artes Visuais. Participam o artista plástico Manuel Dantas Suassuna e o designer gráfico, coautor da tipologia armorial e responsável pelos projetos gráficos das mais recentes edições das obras de Ariano Suassuna, Ricardo Gouveia de Mello. A conversa irá girar em torno do processo criativo, as referências e a obra de Dantas Suassuna, do design gráfico e da tipologia armoriais.
A quinta-feira, 23/11, será dedicada à Literatura. A partir das 19h, o romanceiro popular nordestino e a literatura armorial estarão sendo debatidas pelo poeta, antologista e ensaísta com extensa obra publicada no Brasil e no exterior, Alexei Bruno, e pelo crítico literário, poeta, ensaísta e professor Peron Rios. Temas como as formas poéticas dos cantadores; os princípios da poética armorial na literatura; poesia oral e poesia escrita; a Pedra do Reino e O rei degolado; as Iluminogravuras enquanto experiência de fusão da literatura com as artes plásticas; e a poesia de Ariano Suassuna estarão sendo levadas ao público que comparecer ao MEPE.
A música é a linguagem a ser debatida na sexta-feira, 24/11 também com início às 19h. Participam a pernambucana Isaar França, compositora, percussionista e cantora de calibre com alto poder encantatório, e Francisco Andrade, músico, compositor, professor e pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisas e Estudos Ariano Suassuna, da UFPB, com pesquisa premiada sobre o Quinteto Armorial e pesquisa em andamento sobre a música de Antônio Madureira. Uma viagem sobre a música armorial, pela trajetória do Quinteto Armorial e a importância do movimento na música brasileira. Após o bate-papo com o público, será lançado o segundo volume da obra Antonio Madureira armorial: histórias e partituras, com texto e pesquisa de Francisco Andrade e transcrição musical de Francisco Andrade e Yonan Daniel. Aliás, o dia para o encontro sobre música e para o lançamento do livro não foi à toa: trata-se do aniversário do maestro Antonio Madureira.
Dando prosseguimento aos Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial, a dança invade o palco do auditório do MEPE, no dia 25/11, às 16h, com um bate-papo com a bailarina e coreógrafa, fundadora do Grupo Grial, Maria Paula Costa Rêgo, e o brincante e bailarino popular, Pedro Salustiano. Ambos com várias parcerias e participações em espetáculos de Ariano Suassuna, irão falar sobre as experiências da dança armorial, do Balé Armorial ao Grupo Grial.
O sábado marca também o lançamento do livro "Poeira, Sagrado e Festa", de Maria Paula Costa Rêgo, da editora Cepe, obra que celebra os 25 anos do Grupo Grial de Dança, O lançamento terá a presença do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Condado-PE. “O cavalo marinho, junto com o maracatu rural e o maracatu de baque virado, são as tradições com as quais o Grial trabalha de forma mais efetiva. E, além disso, frequentei a família de seu Biu, que era o mestre do Estrela de Ouro e com quem tivemos muitas experiências. O cavalo marinho é o exemplo vivo da prática do Grial”, comentou Maria Paula Costa Rêgo.
Encerrando a programação dos Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial, espaço para falar sobre Teatro e televisão, com a atriz, cantora e diretora teatral Inez Viana e a jornalista, documentarista, escritora e secretária-executiva de Cultura de Pernambuco durante a gestão de Ariano Suassuna, Adriana Victor. Em pauta, as Origens do teatro armorial; as tragédias e as comédias de Ariano Suassuna e sua influência para o estabelecimento de um “teatro do Nordeste”; as montagens da obra de Ariano Suassuna e os pressupostos da poética armorial: cenários, figurinos, música etc; o Movimento Armorial no teatro, no cinema e na televisão e os sete anos da coluna semanal O canto de Ariano.
SERVIÇO: MOSTRA MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS
Encontros Petrobras de Música Armorial
Sábado (18/11) - 19hs
Teatro Arraial Ariano Suassuna
Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor, com Manuel Dantas Suassuna, Isaar França e Laís de França.
Terça-feira (21/11) - 19hs
Teatro Arraial Ariano Suassuna
Duo Ana Oliveira e Sérgio Raz
Sábado (25/11) - 17hs
Área externa do MEPE
Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado-PE)
Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial
Mediação e Curadoria: Carlos Newton Júnior
Quarta-feira (22/11) - 19h
Auditório Joaquim Cardoso, no MEPE
Artes Visuais, com Manuel Dantas Suassuna e Ricardo Gouveia de Mello
Quinta-feira (23/11) - 19h
Auditório Joaquim Cardoso, no MEPE
Literatura, com Alexei Bueno e Peron Rios
Sexta-feira (24/11) - 19h
Auditório Joaquim Cardoso, no MEPE
Música, com Isaar França e Francisco Andrade e lançamento do livro Antonio Madureira armorial: histórias e partituras
Sábado (25/11) - 16h
Auditório Joaquim Cardoso, no MEPE
Dança, com Maria Paula Costa Rêgo e Pedro Salustiano - a partir das 17hs - Lançamento do livro e a apresentação especial dos brincantes do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado-PE)
Domingo (26/11) - 16h
Auditório Joaquim Cardoso, no MEPE
Teatro e televisão, com Inez Viana e Adriana Victor
10/08/2023 às 10:52
10/08/2023 às 07:13
10/08/2023 às 07:13
09/08/2023 às 10:34
10/08/2023 às 15:06
22/08/2014 às 09:33
11/10/2024 às 22h42
11/10/2024 às 22h23
11/10/2024 às 21h49
11/10/2024 às 21h42
11/10/2024 às 21h24
11/10/2024 às 20h51