 | |
Luciana Ourique reúne mais de 200 fotos de apresentações de bandas no estado (Crédito: Divulgação) |
Os anos 90 foram importantes para a cena cultural pernambucana. O nascimento do Movimento Mangue foi o epicentro da arte que colocou o Recife no radar da mídia nacional e mundial. Artistas lançavam seus álbuns, casas de shows foram surgindo, festivais nascendo, proliferando e fortalecendo o amor pela cultura local. A jornalista, fotógrafa e produtora cultural Luciana Ourique viu tudo bem de perto. Ela compartilha para os amantes da música as melhores fotos produzidas em grandes shows realizados em Pernambuco, entre os anos de 1998 e 2008, no livro "Imagens de uma década de sons". A obra será lançada no próximo sábado (7), às 15h30, em evento na Torre Malakoff, no Recife Antigo. O acesso é gratuito através do
Sympla.
Uma década de sons será composta por mais de 200 fotografias de shows, com breve histo%u0301rico sobre as principais bandas no palco dos mais variados eventos que Luciana acompanhou. "Foram mais de 200 shows que acompanhei de perto. Quando surgiu a ideia do livro e comecei a fazer a seleção das fotos, fiquei muito feliz de ver o tanto que vi, registrei e produzir. A obra tem também o papel de resgatar toda essa história. Foi um peri%u0301odo de intensa atividade cultural, que serviram como inspirac%u0327a%u0303o de novos sons, revelando mu%u0301sicos talentosos e potencializando suas carreiras", destaca Luciana.
As experiências como professora e editora de fotografia na Folha de Pernambuco por 12 anos aperfeiçoaram a sensibilidade criteriosa de uma profissional já conceituada na área. A identidade de seu trabalho já foi impressa tanto no fotojornalismo, em importantes veículos internacionais e nacionais, quanto em ensaios artísticos e dezenas de exposições ao longo da carreira.
Quem folhear as páginas de "Imagens de uma década de sons" vai mergulhar nos mais variados universos sonoros. Das raízes da cultura pernambucana, como Cascabulho, Mestre Ambrósio, Siba e a Fuloresta, passando pelo rock underground do Jupter Maçã, Texticulos de Mary, Subversivos, assim como as consagradas e conhecidas do grande público, Paralamas, Pato Fu, Ratos do Porão, Mutantes, Rappa, Nando Reis e os pilares do Movimento Mangue, Nação Zumbi, Devotos, Mundo Livre S/A e Otto. O lançamento de Imagens de uma década de sons é uma realização pessoal para Luciana. Mas também um marco para a cultura e a produção de shows em Pernambuco.
"Imagens de uma década de sons" não vai se limitar à apresentação da obra. Luciana Ourique lançou o perfil no Instagram (@imagensdeumadecadadesons2023 - confira - https://bit.ly/48ClQ3Z) com informações sobre o livro. O projeto realiza, até o dia do lançamento do livro, uma oficina gratuita de Diretor de Palco para profissionais da área e adolescentes de escolas pu%u0301blicas. As aulas saõ ministradas pelo produtor Johnny D’heni.
DUNAS DO BARATO
A banda pernambucana Dunas do Barato será a responsável pela animação da noite. Com um som que mistura o rock brasileiro dos anos 60 e 70, ao tropicalismo Gil, Gal, Caetano, Maria Bethânia, Rita Lee, e o rock lisérgico pernambucano das já citadas décadas, a banda faz um som de muito balanço e vai animando as noites pernambucanas. Rogerman e Gustavo Da Lua foram convidados para dar uma canja especial. Antes da banda, o DJ Marcos Toledo dispara nas pick up muito soul, rock e pop.
Serviço
Lançamento do livro Imagens de uma década de sons, de Luciana Ourique
Quando: sábado, 7 de outubro
Horário: 15h30 às 22h
Local: Torre Malakoff (Praça do Arsenal - Recife Antigo)
Atrações: DJ Marcos Toledo e show da Dunas do Barato, com participações especiais de Rogerman, da Bonsucesso Samba Clube, e Gustavo Da Lua, músico da Nação Zumbi.
Entrada: Gratuito através do
Sympla