 | |
Divulgação |
Em parceria com o Vicioclipes (selo audiovisual), a banda N'Zambi lançou o clipe 'Busque seu Lugar' no seu canal no YouTube, com direção e edição do cineasta pernambucano Jeã Santos. O videoclipe homenageia o cineasta pernambucanocido André Soares, falecido em 2021 vítima de Covid-19, a partir de uma montagem de imagens do seu documentário inacabado 'A Cor da Cozinha', gravado na Ilha de Deus, no Recife.
Com o resgate das imagens captadas por André Soares, o videoclipe traz a vivência de Geiseane de Ataíde, mais conhecida como Negralinda (conheça - bit.ly/3R0WQgy), com a gastronomia do mangue, especialidade da chef de cozinha. Empreendedora social, ela busca transformar mulheres e famílias por meio do impacto social, fazendo um trabalho para além da função de cozinheira (Instituto Negralinda, de responsabilidade social - veja bit.ly/3R0WQgy).
“Durante os anos de 2020 e 2021, André cinematografou chefas e chefes de cozinha negras e negros para conversar sobre Brasil, comida e o protagonismo a partir de epistemologias afrodiaspóricas”, conta Jeã Santos, parceiro de André Soares em diversos filmes e clipes.
'Busque seu Lugar', música da N’Zambi que faz parte do álbum 'Palavras de Amor' (lançado em 2021, sendo inclusive o disco mais recente da banda de reggae autoral do bairro da Várzea), acompanha todo o clipe como trilha sonora.
“Para a nossa banda é gratificante estar nessa obra colaborando com uma música. Em 2021, a Covid-19 e o descaso do governo brasileiro não permitiram que André (Soares) finalizasse seu filme”, comenta o cantor, compositor e músico George de Souza.
André Soares foi um músico, baixista, fotógrafo, documentarista, produtor cultural e um dos fundadores do selo audiovisual pernambucano Vicioclipes. Entre os agradecimentos do clipe Busque seu Lugar estão os moradores e as moradoras da Ilha de Deus, comunidade de pescadores e de pescadoras que habitam o local há mais de 60 anos.
A maioria das pessoas da localidade vive da pesca do Sururu e do cultivo do camarão orgânico, sobretudo porque o local é um dos maiores manguezais urbanos do Brasil. Ela fica localizada entre os bairros da Imbiribeira e Pina, cercada pelos rios Jordão, Tejipió e Pina.