"Escola das Horas" é o segundo livro de poemas da escritora pernambucana Raiza Figuerêdo. Um compilado de textos nascidos entre 2018 e 2021, foi escrito para honrar a passagem do tempo e está permeado pelas experiências colhidas nos livros e na vida.
A simbologia da escola e do tempo refletida nas horas revela que, para além das teorias acadêmicas, existem aprendizados que só a vivência proporciona. Essa é a razão por trás do tom contemplativo presente nos textos e da busca constante pelo estado de presença, uma fonte inesgotável de poesia e um desafio em meio a tempos tão acelerados. O livro é uma coleção de poemas que acompanha o ciclo do dia, desde o despertar até o adormecer, como se fosse uma cartografia das horas.
Os versos também exploram aspectos da vida cotidiana, tanto em ambientes domésticos como no contato com a natureza e na agitação da cidade. Alguns deles são permeados por influências da psicologia e filosofia, adicionando camadas de profundidade aos temas abordados. Além disso, alguns poemas têm suas origens em imagens vívidas, como montanhas, janelas, cigarras e, invariavelmente, a beleza da natureza.