 | |
Lucas Torres, Juliano Holanda e Isaar recebem músicos mineiros no Recife para apresentações |
Nascido com o objetivo de estreitar os laços entre músicas de Pernambuco e Minas Gerais, o projeto Confluências Sonoras chega em sua segunda edição neste mês. Os pernambucanos Juliano Holanda, Isaar e Lucas Torres receberão os mineiros Davi Fonseca, Juliana Floriano e Luiza Brina para uma residência no Recife, que culminará em ações como jam session, roda de conversa e show. Em seguida, os pernambucanos partem para Belo Horizonte.
Nesta segunda edição, o projeto segue a proposta de intercâmbio entre artistas mineiros e pernambucanos, que são representantes da diversidade musical brasileira. O público pernambucano poderá prestigiar os frutos desses encontros na quinta-feira, 17 de agosto, com uma roda de conversa e uma jam session na Casa Estação da Luz, às 19h, e na sexta-feira dia, 18 de agosto, com o show Confluências Sonoras no Terra Café Bar às 20h.
SOBRE O CONFLUÊNCIAS SONORAS
O Confluências Sonoras é um processo de imersão, no qual os artistas se encontram por meio de residências de uma semana em cada cidade, realizando trocas de experiências através de compartilhamento de repertórios e referências, criação de arranjos e composições. De diferentes gerações, influências, gêneros e tempos de carreira, ele conta com uma curadoria feita pelas produtoras de MG (Izadora Fernandes, Flávia Mafra, Juliana Floriano) e de PE (Mery Lemos e Renata Gamelo), representativa e contemporânea.
O projeto busca integrar artisticamente dois estados que têm históricos de grande relevância para a produção musical brasileira. A primeira edição, realizada remotamente no período da pandemia (2020/2021), resultou no documentário homônimo, que contou com as participações dos cantautores Julia Branco, Sérgio Pererê, Juliana Floriano (MG), e Juliano Holanda, Flaira Ferro e Almério (PE).
Em cada cidade as atividades abertas ao público são as jam sessions e rodas de conversa, culminando em shows que refletem a potência e a riqueza da música de ambos os territórios. Os shows de encerramento em cada cidade contarão com as participações especiais dos artistas que estiveram na primeira edição, como o músico Almério, que se apresenta na edição de Pernambuco, e os cantores Júlia Branco e Sérgio Pererê, que se apresentarão em Minas Gerais.
Em Belo Horizonte , as atividades desta segunda edição acontecem de 21 a 25 de agosto de 2023, sendo a Jam Session + Roda de Conversa com entrada franca na Casa Outono (Rua Outono, 571, Carmo - Belo Horizonte-MG), quarta-feira 23/08, às 20h e a apresentação do Show de encerramento desta edição do Confluências Sonoras em terras mineiras será no Teatro SESI Minas (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia– Belo Horizonte-MG), na sexta-feira 25/08, às 20h30, também com ingressos acessíveis pela Sympla e na bilheteria do Teatro, a R (inteira) e R (meia-entrada.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da UNIBH.
Sobre os artistas da 2ª edição do Confluências Sonoras:
MINAS GERAIS:
Davi Fonseca (MG) - É pianista, compositor e arranjador. Estudou Composição na UFMG, tendo recebido os prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2017) e BDMG Instrumental XVIII (2018), quando monta um sexteto. Lançou seu 1o disco, Piramba, pelo selo Savassi Festival Records e conta com as participações especiais de Mônica Salmaso, Rafael Martini e Felipe Vilas Boas. Seguiu estudos de piano, contraponto, arranjo, harmonia e composição com grandes nomes como Ian Guest, Itiberê Zwarg, Rafael Martini, Oiliam Lanna e João Pedro Oliveira. Como pianista tocou ao lado de Elza Soares e Otto, além de integrar o grupo de Luiza Brina, Rafael Martini, Alexandre Andrés, PC Guimarães e Marcelo Veronez.
Juliana Floriano (MG) – Proponente do projeto na LMIC, atua como cantora, compositora e instrumentista. Iniciou seus estudos musicais em 2000 e desde então segue pesquisando a musicalidade da cultura brasileira e latina, aperfeiçoando técnicas de canto. Atualmente se dedica à Banda MULA, possui um trabalho musical marcado pela mistura e experimentação de sonoridades. É membro do Bloco Alcova Libertina.
Luiza Brina (MG) - Bacharel em Composição pela UNIRIO, com formação complementar pela UFMG (2006 a 2013), é arranjadora, instrumentista, produtora musical e compositora com 4 trabalhos solos lançados: "Deriva", 2020; "Tenho Saudade, Mas Já Passou", de 2019; "Tão Tá", de 2017 e "A toada vem é pelo vento", de 2011. É guitarrista, cantora e compositora da banda Graveola desde 2012. Guitarrista e violonista na banda da cantora e compositora Maria Luiza Jobim. Violonista, baixista, guitarrista e arranjadora na banda do compositor Castello Branco.
PERNAMBUCO:
Isaar (PE)
Cantora de voz marcante e inconfundível, tem 25 anos de trabalho na música. Mulher, mãe, negra, nordestina, cantora, compositora e percussionista. Já lançou 03 álbuns solo e Integrou as bandas: Comadre Fulôzinha, Orquestra Santa Massa e fez parte ainda do grupo Arraial, que acompanhou o escritor Ariano Suassuna em suas aulas-espetáculo.
Juliano Holanda (PE)
É um dos músicos mais profícuos de sua geração, arranjador, compositor, produtor/diretor musical e multi-instrumentista. Está em projetos com jovens e experientes músicos da MPB e colaboração com diretores de teatro e TV como João Falcão. Uma de suas composições mais conhecidas é "Ouriço", que fez parte da trilha sonora da minissérie "Amorteamo" da Rede Globo. Tem mais de 200 composições gravadas, participações em mais de 50 discos e milhares de palcos pisados. Fez recentemente a produção do mais recente disco da Cantora Simone (Da Gente), em parceria com Zélia Duncan, e parceria com a própria Zélia no disco Pelespírito, todo de canções compostas pelos dois durante a pandemia. Articula projetos coletivos dos mais representativos do estado como a Orquestra Contemporânea de Olinda e a mostra Reverbo e integrou a banda Azabumba.
Lucas Torres (PE)
É cantor, performer, músico multi-instrumentista e compositor pernambucano de música popular contemporânea, integra a mostra Reverbo e o projeto Tertúlia, que congregam os mais novos cantadores de Pernambuco. Lançou pelo selo Tratore seus dois discos sólo “SIGNOSER” e “CORPÓREO”, com direção e produção musical de Juliano Holanda.
SERVIÇO
Intercâmbio Confluências Sonoras
Com: Isaar, Juliano Holanda, Lucas Torres (Recife-PE e Olinda-PE)/Davi Fonseca, Juliana Floriano e Luiza Brina (BH-Minas Gerais).
Quando/onde:
PERNAMBUCO
Quinta-feira 17 de agosto, 19h, na Casa da Estação da Luz (Rua Prudente de Morais, 313, Carmo - Olinda-PE) = Jam Session Roda de Conversa, acesso gratuito.
Sexta-feira 18 de agosto, 20h, no Terra Café Bar (Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista) = Show Confluências Sonoras, 2ª edição, etapa PE. Ingressos a R (inteira) e R (meia entrada), na Sympla ou bilheteria do Terra Café Bar.
MINAS GERAIS
Quarta-feira 23/08, às 20h na Casa Outono (Rua Outono, 571 - Carmo, Belo Horizonte-MG) = Jam Session Roda de Conversa, com acesso gratuito.
Sexta-feira 25/08, às 20h30 no Teatro SESI Minas (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia – Belo Horizonte-MG) = Show de Encerramento do Confluências Sonoras 2ª Edição, etapa MG. Ingressos a R (inteira) e R (meia entrada), na Sympla ou bilheteria do Teatro