Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PROJETO SOCIAL

Leilão de Arte em São Paulo beneficia projetos sociais de Pernambuco

Publicado em: 29/08/2023 15:07 | Atualizado em: 29/08/2023 18:30

 (Crédito: Wagner Ramos)
Crédito: Wagner Ramos
Acontece nesta terça-feira (29), às 20h30, a primeira edição do Leilão de Arte Online Mandacaru + Paramar com intuito de alimentar o ecossistema da arte e financiar programas apoiados pelas instituições parceiras. O resultado das vendas será revertido na manutenção e ampliação dos projetos voltados a famílias amparadas pela Paramar e para o Edital Mandacaru Atômico 2023/2024 – prêmio nacional voltado para mulheres artistas. As obras foram doadas por artistas, consagrados e em ascensão, colecionadores, galeristas e apoiadores que se sensibilizam com a causa. O Leilão acontece de forma presencial na Casa de Leilão Blombô, Jardim Europa, São Paulo, mas pode ser acompanhado de forma online.
 
Dentre os projetos apoiados pela Ong Paramar estão o Lar de Maria, em Jaboatão dos Guararapes, onde há suporte para reforço escolar e esportes e acesso à atenção básica de saúde. Assim como melhoria do espaço físico e necessidades diária das 40 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, da casa de acolhimento. Ainda contempla o Instituto Dom de Deus, em Vitória de Santo Antão, onde há apoio ao reforço escolar, à música e aos esportes. Além de estímulo à produção artesanal para jovens e mães; e distribuição de cestas básicas para as famílias. A instituição atende 220 pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias. “Nos últimos três anos, decidimos  que a ong precisava ter uma forma de captação de recursos. Por isso, tivemos a ideia de fazer eventos de arte para captar essa verba e, assim, apoiar tanto o ecossistema da arte, com artistas emergentes, mas também continuar apoiando crianças e adolescentes em vulnerabilidades sociais de Pernambuco, por meio dos projetos que assistimos mensalmente na ong”, explica a presidente da Ong Paramar, Marina Maciel. 

Além da parceria entre as instituições, o evento conta também com o apoio e participação de uma constelação de artistas e galerias afins que depositam sua credibilidade em nosso projeto: Maré de Matos (MG), Josi (MG), Arthur Lescher (SP), Paulo Whitaker (SP), José Patrício (PE), Flávia Junqueira (SP), Jamex (BA), Amanda Melo (PE), Cristiano Lenhardt (RS) Lais Myrrha, Íris Helena (PB) e tantas outras e outros que cederam um percentual das vendas que será revertido para a iniciativa.
 
SOBRE OS PROJETOS 
A Ong Paramar é formada por mulheres nordestinas que nutrem o ecossistema da arte e, para além disso, encontram nele a possibilidade de financiar projetos de impacto sociocultural. O primeiro projeto da Paramar nasceu há mais de 20 anos com o propósito de transformar vidas de crianças e adolescentes valendo-se da arte e educação para atingir essa finalidade. Sediada em Pernambuco, a ONG atende mensalmente mais de 262 crianças e adolescentes com aulas de reforço escolar, artes, música, ballet, capoeira e tantas outras atividades.

Ao longo dos anos foram celebrados 22 eventos culturais beneficiando toda a cadeia produtiva da Arte, em especial, artistas emergentes e espaços independentes de produção artística entre eles: Veneza Teimosa (PE), Pé Vermelho (DF) e Sertão Negro (GO). 

Por sua vez, o Projeto Mandacaru nasce do desejo inquieto de mapear, premiar e difundir a produção artística e crítica de minorias de direito, para isso, ampliamos o olhar para artistas e jovens críticos, desviando-nos da hegemonia do eixo RJ/SP. Buscam também estender o pensamento crítico baseado nas cartografias pessoais dos artistas participantes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco