 | |
Solenidade é uma iniciativa dos ex-alunos Carla Patricia Cunha, secretária de Defesa Social do estado, do advogado Odilon Cunha (Foto: FDR) |
O professor da Faculdade de Direito do Recife, Octávio Lôbo, querido por seus alunos e admirado por colegas de profissão, infelizmente foi ceifado pela Covid, que o levou em maio de 2020. O mesmo receberá uma homenagem na Faculdade de Direito do Recife, neta quarta (03), às 18h30, em solenidade no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR). Na ocasião, os ex-alunos Odilon e Carla Patrícia Cunha, delegada da Policia Federal há mais de 17 anos, sendo a primeira mulher superintendente da corporação no Estado, estarão presenteando a Faculdade com a obra, “Retrato do Prof. Octávio Lôbo” , pintado pelo artista plástico Roberto Ploeg.
“Ficamos muito gratos e sensibilizados com a iniciativa do diretor da FDR Torquato Castro Junior, do Prof. Eric Castro e Silva, e dos ex-alunos Odilon e Carla Patricia Cunha pela homenagem. Principalmente porque meu pai faleceu de Covid, em meio à pandemia e, por conta das restrições sanitárias, não tivemos a oportunidade de rememorá-lo e prestar as merecidíssimas homenagens junto aos amigos e à família. Sem dúvida essa solenidade trará um pouco de conforto após uma partida tão dura e repentina”, agradece Eduardo Lôbo, filho do homenageado.
Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco de 1969 a 2002, Octávio Lôbo recebeu 58 homenagens por sua atuação acadêmica, entre aulas de encerramento, nome de turma, paraninfo de turma e foi professor emérito. O advogado também foi presidente da OAB-PE entre 1977 e 1979, durante a ditadura militar, período em que reivindicava a volta ao Estado de Direito.
“O professor Octávio Lôbo foi um verdadeiro exemplo para gerações e gerações de profissionais do Direito do nosso Estado. Hoje, muitos advogados, juízes, promotores, delegadas devem boa parte de sua formação à postura sempre tão ética e tão comprometida do professor Octávio. Nada mais justo que ele se eternize na faculdade, que ele tanto amou e a que se dedicou por décadas”, ressalta Carla Patricia Cunha, secretária de Defesa Social do estado de Pernambuco.
O retrato assinado por Ploeg foi encomendado logo após a morte do professor. “Octávio Lôbo foi um professor muito querido, e faleceu em meio ao período mais obscuro da pandemia, não podia haver velório e não pudemos nos despedir, então resolvemos fazer essa homenagem. Estivemos com Nôra, viúva de Octávio, no ateliê de Ploeg, ela escolheu o retrato para a obra do artista que será doada à FDR”, conta o advogado Odilon Cunha.
“Otácvio Lôbo representa e dignifica as palavras professor e advogado. Foram anos dedicados à docência e à advocacia repassando sempre exemplos de ética, compromisso e paixão. Um profissional atemporal que merece ser lembrado e festejado. Daí a felicidade com essa homenagem promovida pelos meus amigos e colegas de turma Odilon e Carla. Tivemos a honra de ser alunos de Octavio Lôbo e hoje temos o compromisso de passar para as novas gerações aqueles valores que ele tão bem sintetiza e que cada vez são mais indispensáveis no mundo atual", ressalta o advogado do professor Eric Castro e Silva.
Serviço
Quinta-feira, 03/08/2023
18:30 horas
Salão Nobre
Faculdade de Direito do Recife