Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Espetáculo 'Itaêotá', do Grupo Totem, reestreia no Teatro Fernando Santa Cruz

Publicado em: 16/08/2023 15:12

 (Crédito: Cláudia Rangel)
Crédito: Cláudia Rangel
O Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, será palco da reestreia do espetáculo Itaêotá, nesta sexta-feira(18) e sábado (19), a partir das 20h. Para criar Itaêotá, o Totem partiu da investigação de dois de seus principais espetáculos ‘Ita’ e ‘Caosmopolita’. “Ita”, aborda a evolução das espécies, o corpo animal, a ancestralidade. “Caosmopolita”, traz o corpo imerso na urbanidade extrema, corpo que encarna o caos no qual humanidade está mergulhada. A pesquisa passou por pesquisas guiadas pelo pensamento de Viviane Mosé, Davi Kopenawa, Ailton Krenak, entre outros, estudos e oficinas online, lives, a construção de videoperformances e mostras online.
 
A partir do início de 2022, o grupo iniciou o processo de criação de Itaêotá, tendo como leitmotiv, a descolonização. A partir de uma encenação ritualística, com forte performance corporal e música ao vivo, o grupo mostra um corpo tomado por duas forças, a do caos e a ancestral, que a partir do contato com elementos naturais simbólicos, passa a descolar-se do antropoceno em direção a um devir ancestral, colocado como o futuro possível para a humanidade. 
 
Ancorado no campo da ‘descolonização”, Itaêotá aponta para uma vida possível, ancorada em forças e saberes ancestrais, através de um retirar de camadas tóxicas que se acumularam no corpo da humanidade, aponta para o futuro e afirma, como Airton Krenak, o futuro é ancestral. Olhar para trás é a maneira de enxergar o caminho que teremos pela frente, afastando a vida humana vida humana e planetária desse período tenebroso que estamos atravessando, de aniquilação, destruição e morte do planeta. O olhar descolonizador nos leva a compreender que jamais se voltará ao passado, mais que é mais do que urgente que nos conectemos com saberes e conhecimentos que foram deixados de lado, soterrados, jogados fora, a fim de curar tantas feridas abertas pela colonização.
 
Itaêotá é um chamamento, um grito de alerta, uma convocação para voltarmos para um caminho, do qual boa parte da humanidade se afastou ao longo dos séculos. Isso envolve uma nova relação com os seres, com as forças da natureza, com a negação da necropolítica e a celebração da vida. Para isso, o Totem lança mão de elementos simbólicos, projeções, música ao vivo. Reunindo num espetáculo multimídia e performático, vídeo de animação de Airton Cardin, projeções luxuosas de Zé Diniz, música de Fred Nascimento e Cauê Nascimento, e as performances de Inaê Veríssimo, Íris Campos, Juliana Nardin, Lau Veríssimo, Luan Amin e Taína Veríssimo. 
 
SERVIÇO
Reestreia de ITAÊOTÁ
Dias: 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), de agosto de 2023
Horário: 20h
Ingressos: Inteira R$ 40,00/Meia R$ 20,00
Classificação: livre
Local: Teatro Fernando Santa Cruz – Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, Olinda/PE
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco