 | |
Crédito: Geoneide Brandão |
Atelier coletivo que ocupa o Edf. Douro, no Centro do Recife, a Escadaria ganhou espaço no cenário local com a participação nas feiras Fenearte e Arte Contemporânea de Pernambuco (Art.PE). Formado em outubro de 2021, o grupo tem como principal linguagem as artes plásticas, sendo composto por 14 artistas que residem no Recife. A maioria é de Pernambuco, com a presença ainda de outros estados brasileiros. A arte têxtil, a fotografia, a escultura e o design também estão na produção artística diária da Escadaria Atelier Coletivo.
“Nosso objetivo é fomentar a cultura local com exposições, oficinas e residências, para revelarmos ao público a intensa produção da nova cena de artes visuais de Pernambuco”, define o grupo.
Integram o atelier coletivo da Escadaria artistas de Brasília Teimosa, no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, ambas as cidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Ouro Branco, no Sertão de Alagoas, de Belém, no Pará, e de Goiânia, em Goiás.
“Surgimos da necessidade pandêmica de nos relacionarmos de maneira afetiva e artística, além de profissionalmente. No Edf. Douro, transformamos o ambiente em espaço expositivo de obras finalizadas e em processo”, destaca o coletivo.
 | |
Grupo possui artistas espalhados em cinco estados brasileiros (Crédito: Geoneide Brandão) |
Com artistas de diversos gêneros, o atelier coletivo da Escada é formado por Amorí, Aoura, Chacha Barja, Cigana, Danielly Guerra, Edu Nóbrega, Fefa Lins, Geoneide Brandão, Joana Liberal, Lu Ferreira, Luiza Morgado, Marlan, Mirela Rodrigues, Ossy Nascimento, Rayana Rayo e Xinga Xow.
A Escadaria fez parte do circuito de visitação da 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A maior feira de artesanato da América Latina foi realizada no Centro de Convenções (Olinda), de 05 a 16 de julho. Já na Art.PE, o período de exposição aconteceu de 12 a 15 de julho, no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo.