Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Exposição de Marisa Lacerda, ícone da pintura olindense, ocupa Casa Estação da Luz

Publicado em: 06/07/2023 17:02

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Ícone da pintura olindense, Marisa Lacerda inaugura, aos 84 anos, grande panorâmica de sua trajetória com exposição individual na Casa Estação da Luz, em Olinda. Sob a curadoria do antropólogo e crítico Bruno Albertim, a artista revisita vários temas e fases de sua carreira: a infância cristalizada em sociabilidades e afetos de brincadeiras de rua, o erotismo sutil de seres metafísicos sobre a paisagem olindense e o diálogo com a obra musical do vizinho e amigo Alceu Valença, a partir da qual se inspira para ampliar umas das características de longa duração do Modernismo Pernambucano: a paisagística. A exposição faz parte do circuito oficial de expansão da Fenearte que, em sua edição de 2023, expande sua territorialidade para além de galerias e outros espaços da arte nas cidades do Recife e Olinda. A abertura acontece na quinta-feira, dia 6 de julho, a partir das 19h. 

"Com requintes lúdicos de um surrealismo lúdico e sutilmente erótico, Marisa imprime doses encanatadoras de subjetividade à paisagística olindense, chegando mesmo a imprimir uma personalidade à cidade, fêmea como a artista, e sua musa", diz o curador. "Sem Marisa que, atraída pela comunidade de grandes artistas que passam a fazer de Olinda uma cidade de artistas a partir dos anos 1960, a cidade histórica de Olinda não teria a iconografia que possui no imaginário brasileiro", diz ele, autor de, entre outros, Pernambuco Modernista (Cepe Editora, 2022) e Tereza Costa Rêgo - uma mulher em três tempos (Cepe Editora, 2018).
 
 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
 
Na mostra, o público pode conferir obras raras como as primeiras paisagens pintadas por Marisa Lacerda quando aluna, ainda ao final dos anos 1950, da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Com produção geral de Natália Reis, a exposição conta com cerca de 40 peças, de cerâmicas e utilitários a pinturas em acrílica de grandes dimensões. Também será possível ver, de perto, obras famosas de Marisa Lacerda para além dos circuitos das artes visuais, como quadro Maracatus, Batuques e Ladeiras (2005, 0,90 X 0,90 ), que serviu de capa para o disco homônimo de Alceu Valença naquele ano em que ambos, ele pelo álbum, ela pela capa, ganharam o reconhecimento do Prêmio Sharp de Música, como era então chamado o Prêmio da Música Brasileira.

Serviço:
A Olinda brincante de Marisa Lacerda.
Abertura: 6 de julho de 2023
Onde: na Casa Estação da Luz, Rua Prudente de Moraes, 313, Carmo, Olinda.
Acesso livre.
Como parte do Circuito Expandido da Fenearte 2023, a mostra segue em cartaz, em horário comercial, até 30 de julho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco