Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

OBITUÁRIO

Morre, aos 83 anos, Astrud Gilberto, ícone da bossa nova

Publicado em: 06/06/2023 09:41 | Atualizado em: 06/06/2023 09:49

 (Foto: Instagram/reprodução)
Foto: Instagram/reprodução
Morreu, na noite desta segunda-feira (5), a cantora Astrud Gilberto, aos 83 anos. O falecimento da artista foi comunicado pelo perfil da cantora nas redes sociais. Astrid deu voz em inglês para a música Garota de Ipanema, o que popularizou a canção ao redor do mundo. Pela música, ela ganhou um Grammy em 1965, o primeiro dado a uma brasileira.

A morte dela também foi anunciada pela neta de Astrud, Sofia Gilberto. "Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", escreveu Sofia nas redes sociais.


Astrud Gilberto nasceu em Salvador, filha de mãe brasileira e pai alemão. Em 1959, ela casou com João Gilberto, quem incentivou ela na música. Ao lado do marido e de Stan Getz, ela produziu o álbum Getz/Gilberto, onde foi gravada a versão inglês de Garota de Ipanema. Após se separar de João Gilberto, em 1964, ela começa a carreira solo. Até 2003, foram mais de 17 álbuns lançados. Astrud estava longe dos palcos desde 2002.

Em 1965, Astrud ganhou o Grammy de melhor gravação do ano com Stan Getz, mas ela perdeu o troféu de artista revelação para os Beatles. 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco