Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SÃO JOÃO

Celebração do Dia dos Namorados e São João terá tradição nordestina e oficinas para crianças

Publicado em: 05/06/2023 16:35 | Atualizado em: 05/06/2023 17:18

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Neste ano, na 5ª edição do Arraial Plaza, os festejos do Dia dos Namorados e o São João serão celebrados nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho, no jardim do piso L2 do shopping, a partir das 16h. A programação, que promete celebrar as raízes e tradições nordestinas, contará com apresentações de quadrilhas, shows de artistas locais que representam o melhor da cultura junina, uma área gastronômica com comidas típicas e um espaço lúdico para diversão da criançada. 

Os quatro dias de festa começarão com apresentações de quadrilhas juninas, que trarão toda a animação e beleza das danças típicas dessa época do ano. Entre as participantes estão as Juninas Tradição (10, Arrocha o Nó (11), Amigos de Furacão (17) e Mirim Evolução (18). Em seguida, um trio pé de serra ou sanfoneiro tomará o palco, enchendo o ar com os acordes contagiantes da música nordestina. Participam o grupo feminino As Fulô (10, 11 e 18) e Damião Mota (17). E para coroar cada noite, uma atração principal vai subir ao palco para encerrar o arrasta-pé com chave de ouro. No dia 10/6, o palco recebe Charles Theone; no dia 11, Nádia Maia. No dia 17, Josildo Sá, com participação especial da banda Forró Escaletado e, no encerramento, 18, a Banda Fim de Feira. 

"Ao longo dos anos, o Arraial do Plaza se consolidou como um evento muito esperado do nosso calendário. Para esta quinta edição, buscamos realizar um São João mais moderno e colorido, que é a cara da Zona Norte, mas sem deixar de lado a essência das festas juninas e a celebração da cultura e dos artistas locais. Queremos proporcionar momentos de alegria, diversão e conexão para toda a família", afirma Karina Dourado, superintendente do Plaza Shopping. 

O evento foi pensado para receber toda a família. Por isso, vai contar com atividades infantis e divertidas no Espaço Ecolúdico, com brincadeiras e oficinas de educação ambiental. Além disso, serão disponibilizados recursos de acessibilidade nos shows, como intérpretes de Libras e abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade sonora, para garantir que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da festividade.

GASTRONOMIA TÍPICA
O público poderá apreciar os shows do Arraial do Plaza enquanto desfruta do melhor da culinária junina. Na área gastronômica estarão presentes o São Braz Café, trazendo comidas típicas como canjica, pamonha, munguzá, milho assado e outras iguarias tradicionais; Flávia Falcão Confeitaria, especializada em doces e bolos, encantará os visitantes com suas criações irresistíveis e salgados para satisfazer todos os paladares; Matilha Dogs Artesanais, oferecerá cachorros quentes que promoverão uma explosão de sabores em cada mordida; a Popcorn Recife, com uma seleção de pipocas gourmet doces e salgadas que podem ser apreciadas durante toda a festa; a Baca Belha, especializada em drinks e coquetéis refrescantes e saborosos; e a Ekäut Cervejaria, patrocinadora oficial do Arraial, que oferecerá uma variedade de opções de cervejas especiais.

ESPAÇO ECOLÚDICO 
No Espaço Ecolúdico do Arraial, assinado pela área de Responsabilidade Socioambiental do Plaza, crianças a partir dos 2 anos poderão participar de oficinas e brincadeiras pautadas nos pilares da sustentabilidade – Reutilizar, Repensar e Reciclar –, associando a celebração do São João com o do Mês do Meio Ambiente.  “Vamos aproveitar o momento festivo para levar, de forma lúdica, noções sobre reciclagem e reutilização de materiais no dia a dia para a meninada”, explica Jakeline Soares, coordenadora de RSA do shopping. 

Quatro oficinas serão realizadas com insumos recicláveis, como papel, palito de picolé e afins. Nelas, as crianças – até 15 por sessão – poderão montar objetos como luminária, gravata, lenço e fogueira junina. As oficinas acontecem às 17h, 18h, 19h, 20h e 21h, por ordem de chegada. Já as brincadeiras – Pescaria, Tomba Latas e Jogo das Argolas - acontecem das 16h às 22h e são sujeitas a lotação. 

O espaço infantil terá entrada gratuita, porém será estimulada no local a doação de roupas novas e usadas, agasalhos e cobertores em bom estado de conservação que serão destinados ao Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). A ação social ocorrerá durante o evento.  

ARRAIALZINHO 
De 12 a 16 de junho, o Arraial do Plaza abre suas portas para apresentações juninas infantis de colégios parceiros. O Arraialzinho será aberto ao público e terá sessões às 17h, 18h e 19h. Entre os participantes estão o CFI - Colégio de Formação Integral, Escola Brinquedos e Brincadeiras, Colégio Salesiano, Sunny Place School, Escola Vila Sézamo, Colégio Casa Forte, Escola de Ballet Raquel Souza, Centro Escolar Carochinha e o Colégio Marista São Luís. Durante esses dias, também poderão ser feitas doações para o NACC.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco