Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Último lançamento do maestro Letieres recebe duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira

Publicado em: 25/05/2023 11:40

 (Crédito: João Atala)
Crédito: João Atala
O saudoso maestro baiano Letieres Leite concorre em duas categorias no Prêmio da Música Brasileira 2023. Lançado em 2022 pela gravadora carioca Rocinante, o álbum "Moacir de todos os santos" o rendeu indicações nas categorias de Melhor Grupo Instrumental (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz) e Melhor Lançamento Instrumental (Letieres, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat, produtores musicais).

Letieres foi vítima da Covid-19 aos 61 anos, no auge de suas forças criativas. Ele deixou um buraco na música brasileira, para muito além de seus próprios projetos com a Orkestra Rumpilezz e seu Quinteto. "Letieres foi um revolucionário, tanto na música quanto em sua luta antirracista. A envergadura de sua pesquisa em torno do sistema de claves das matrizes africanas, somado à sua capacidade de colocá-las em prática como instrumentista, arranjador e professor, é sem paralelo. Foi um vanguardista profundamente enraizado na ancestralidade", comenta o músico e poeta Sylvio Fraga, amigo de Letieres e diretor artístico da Rocinante.

O disco foi gravado no estúdio da Rocinante em Araras, região serrana do Rio de Janeiro, que passou por uma reforma para receber o maestro e seus 20 músicos. O trabalho ganhou vida em vinil, com 7 faixas. Entre as participações especiais, nomes como Caetano Veloso, Raul de Souza (trombone), Joander Cruz (saxofone alto) e Marcelo Martins (saxofone tenor).

Letieres faleceu logo após a mixagem do disco, mas chegou a escutar a última música em Salvador, por videoconferência. A gravadora Rocinante antecipa que há outros projetos inéditos de Letieres em processo de finalização que em breve irão se somar ao já incontornável legado do maestro.

Prêmio
A grande diversidade e pluralidade da música brasileira serão celebradas no próximo dia 31 de maio, data que marca a 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Após quatro anos sem a tradicional cerimônia, o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro receberá artistas de todos os cantos do país, que serão premiados em 31 categorias. Alcione é a homenageada da edição 2023.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco