Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

COSPLAY

Recife sediará seletiva do maior concurso cosplay do mundo

Publicado em: 04/05/2023 15:25 | Atualizado em: 04/05/2023 15:51

 (Crédito: DIvulgação)
Crédito: DIvulgação
Recife será palco para mais uma seletiva do World Cosplay Summit (WCS), o maior e mais tradicional concurso desta arte no mundo. O evento será promovido no domingo (7), a partir das 15h, no Teatro RioMar Recife. Criada para celebrar a cultura pop japonesa, a competição está na 20ª edição e neste ano vai levar uma dupla para concorrer a uma vaga na grande final em São Paulo, que terá a chance de representar o país com tudo pago no Japão. A etapa de Recife terá a presença de cosplayers brasileiros famosos, que estarão entre os jurados.

O termo cosplay tem origem na contração de COSTUME (fantasia) + PLAY (atuar), e tem como definição o ato de se vestir como e interpretar um personagem fictício, seja ele de um filme, série, anime, mangá, livro ou jogo. O segmento tem se popularizado no Brasil com o advento dos grandes varejos chineses, aproximando o público dessa apaixonada forma de arte e expressão. Atualmente, o mercado em torno do segmento é vasto e rico, envolvendo profissionais de diversas áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores, filmmakers e outros.
  
Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até dois minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.

As duplas concorrem nas seletivas regionais distribuídas em sete estados pelo Brasil em busca da vaga na grande final, que acontecerá em São Paulo, em maio deste ano. Os vencedores serão consagrados com o título de campeões nacionais e terão sua ida com tudo pago à sede do WCS, em Nagoia, no Japão, além de uma premiação de R$ 3,5 mil para a dupla, para carregar o manto do Brasil e competir contra as demais duplas em busca do grande título mundial. 

Para quem quiser competir na categoria dupla/performance e concorrer a uma vaga na Grande Final em São Paulo e a chance de representar o país no Japão, as inscrições estarão abertas até o próximo sábado, dia 06 de maio, às 23h59, no site oficial do evento: World Cosplay Summit (WCS). Para assistir ao concurso, a entrada será gratuita e aberta ao público, com classificação a partir dos 12 anos. Para isso, basta baixar o Super APP do RioMar Recife, fazer seu cadastro e baixar seu ingresso. 

Convidados confirmados:
Mauricio "Slovakia" Somenzari (@houseofslovakia) - Coordenador do WCS Pentacampeão mundial de Cosplay, cosmaker, figurinista e drag, Maurício Somenzari tem mais de 20 anos de experiência no segmento. Além de sua extensa carreira competitiva, é uma das drags de maior destaque no país, trabalha junto a diversas marcas como Amazon, Blizzard, Riot Games, Warner, HBO, Maurício de Sousa entre diversas outras. Atualmente também faz parte do elenco do reality Caravana das Drags com Xuxa Meneghel, da Prime Video.

Regulamento para competir na seletiva do concurso WCS
- Ter 18 anos ou mais no dia da final, que acontece 27 de maio
- Participante deve ter passaporte válido para todas as viagens
- Dupla precisa dar detalhes da apresentação e personagens no ato da inscrição
- A final tem como temática origens japonesas (jogos, animes, mangás, etc)
- Inscrição gratuita
- Vagas são limitadas para finais
 
Regulamento para assistir a seletiva do concurso WCS
- Ter 12 anos ou mais
- Crianças só podem entrar acompanhadas dos pais ou responsáveis
- Inscrição gratuita, no Super App do RioMar Recife
- Vagas são limitadas – capacidade do Teatro: 600 lugares

Serviço:
O quê: Seletiva do World Cosplay Summit (WCS)
Onde: Teatro RioMar Recife
Quando: domingo, 07 de maio de 2023, a partir das 15h
Informações no site do World Cosplay Summit (WCS)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco