Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Prefeitura do Recife divulga número recorde de selecionados no SIC

Publicado em: 30/05/2023 10:41

 (Foto: Tarciso Augusto.)
Foto: Tarciso Augusto.
Depois de baterem todos os recordes entre os indicadores registrados pelo Sistema de Incentivo à Cultura ao longo de sua existência, os editais 2021/20211 anunciam outro número inédito: a maior quantidade de projetos já selecionados num único chamamento, que encherá de novidades as ruas e palcos da cidade, a partir do próximo semestre. Ao todo, 186 projetos dividirão o orçamento de R$ 12 milhões, anunciado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para promover e celebrar a diversidade e a força da cultura recifense, em todas as suas linguagens e manifestações. 
 
A lista completa de projetos e proponentes está disponível no Diário Oficial do último dia 27 de maio, no link https://dome.recife.pe.gov.br/. A partir da divulgação desta primeira lista, haverá três dias úteis para recursos.
 
Entre os projetos, 143 foram aprovados no Fundo de Incentivo à Cultura, com garantia de investimentos diretos do poder público municipal, e 43 no Mecenato de Incentivo à Cultura, que direciona parte da tributação do ISS de empresas incentivadoras para a fruição cultural, na cidade declarada criativa até pela Unesco. O resultado confirma a vocação artística que as ruas do Recife  apresentam há muito tempo. Levando em consideração os dois editais, as linguagens que registraram as maiores quantidades de projetos aprovados foram, respectivamente: música, audiovisual e cultura popular.
 
“Uma política cultural se concretiza em três frentes fundamentais. Formação, fomento e ativação. São eixos que se alimentam, fazem circular, crescer e se fortalecer as reflexões e ações no segmento da cultura. O SIC é, hoje, um instrumento que consegue reunir, nas mais diversas linguagens culturais, essas linhas que costuram avanços. Recursos para o fomento que se conectam com formação e ativação. Apoio a projetos diversos, consistentes, capazes de fazer girar o ambiente cultural, animá-lo, preenchendo demandas de quem faz cultura e de quem precisa conviver com ela, com um público que interage. Ou seja, ampliar, renovar e estruturar cada vez mais o SIC é abrir caminhos para muitos outros novos passos. É a cidade criativa em movimento”, celebra o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco