| |
Foto: Divulgação |
Em comemoração ao Dia Estadual da Ciranda, celebrado hoje, o mestre Santino Cirandeiro lança documentário Encontro de Gerações. Dirigido por Nilton Pereira, o trabalho mostra um pouco como foi a série de shows realizados para promover o segundo álbum da carreira do mestre cirandeiro que é considerado um dos mais antigos brincantes em atividade em Pernambuco.
A produção tem 22 minutos de duração e acompanha Mestre Santino e os Mestre Bi e Mestre Anderson Miguel, representantes da nova geração da ciranda, na passagem do grupo pelas cidades de Recife, Caruaru e Nazaré da Mata, onde estiveram promovendo o novo álbum e levando o envolvente embalo da ciranda.
O projeto, incentivado pelo Funcultura de Circulação no Estado de Pernambuco, inspira fortalecer a resistência cultural dos mestres, a dança circular e a memória patrimonial da ciranda, que é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O documentário estará disponível no canal Santino Cirandeiro no YouTube, a partir das 12h, e conta com depoimentos colhidos durante a passagem dos três
mestres cirandeiros por diferentes regiões do estado, num movimento de difusão da ciranda e fortalecimento da cultura popular.
SANTINO CIRANDEIRO
Com 82 anos, Santino Justino de Souza, o Mestre Santino, é considerado um dos mais antigos brincantes em atividade em Pernambuco.Contemporâneo de nomes como Mestre Baracho, João Limoeiro e Zé Galdino, Mestre Santino é considerado um dos pioneiros da ciranda no Estado, com mais de seis décadas de dedicação à cultura popular.
Nos últimos anos Mestre Santino tem sido peça fundamental para a criação de uma ponte entre os antigos e os novos mestres da arte. Algo que se solidificou por meio do projeto de circulação estadual Mestre Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações, iniciado em 2022, com o lançamento do segundo álbum da sua carreira, e que segue agora para uma nova etapa, com o lançamento do documentário que mostra os bastidores e comentários sobre as apresentações feitas durante a circulação.