Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

OBITUÁRIO

Morre Andy Rourke, baixista do The Smiths, aos 59 anos

Publicado em: 19/05/2023 09:28

 (Foto: MIKE COPPOLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
Foto: MIKE COPPOLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
O baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, faleceu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas, anunciou nesta sexta-feira (19/5) Johnny Marr, guitarrista da grande banda britânica de rock independente dos anos 1980.

"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas", escreve Marr no Twitter.

"Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs", acrescentou.

Os Smiths, de Manchester (norte da Inglaterra), foram formados em 1982 e se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como The Queen is Dead, de 1986.
 
Em uma batalha contra o vício em heroína e com dificuldades financeiras, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação do grupo em 1987.

Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo. Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.

O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador em sua autobiografia publicada em 2013.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco