Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ESPETÁCULO

Montagem de São Paulo mistura as linguagens do circo, da dança e da música e leva 21 artistas ao palco

Publicado em: 31/05/2023 10:00

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
História, resistência, potência e técnica estão em cena no espetáculo circense Prot{Agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro, que faz curta temporada no Teatro do Parque, na Boa Vista. O elenco é formado por 21 artistas plurais e as apresentações serão nos dias 2, 3 e 4 de junho, de sexta a domingo, às 19h. Para a sessão de sexta-feira, os ingressos são gratuitos. Para sábado e domingo, as entradas custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). O espetáculo conta com patrocínio exclusivo da Unilever.

O título tem em seu centro em destaque uma palavra oriunda do iorubá, que simboliza a abertura de caminhos, o comunicado de passagem, de licença para algo ou alguém passar. O espetáculo tem direção e dramaturgia de Ricardo Rodrigues e traz ao palco uma narrativa afro-referenciada, celebrativa, ancestral e afetiva, e reune três linguagens: circo, dança e música.

O roteiro inclui números de palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo e dança, executados ao som de músicas autorais compostas especialmente para a peça e tocadas ao vivo por sete músicos. A musicalidade da montagem foi arquitetada a partir da dramaturgia por Renato Ribeiro, assistente de direção ao lado de Washington Gabriel. A maior parte das canções foram compostas pela própria banda e arranjadas por Tô Bernado, que assina a direção musical.

“O espetáculo traz em sua narrativa a celebração à vida, com artistas da diáspora, potentes em suas técnicas, com presenças cênicas que enaltecem a história negra, suas ancestralidades, aquilombamentos e afetividades numa estética afrofuturista”, explica o diretor Ricardo Rodrigues.

Uma das questões importantes na idealização e execução do projeto do espetáculo é a representatividade, inclusive abarcando todas as variantes de cores, além da presença feminina e de artistas LGBTQIAPN+ em cena. A maior parte dos artistas é proveniente das periferias de São Paulo e se encontraram nas vivências como trabalhadores da arte no Centro da cidade.

“Promover e impulsionar a representativa racial dentro e fora da Unilever é uma das maneiras de contribuirmos para um mundo mais justo e inclusivo. O espetáculo Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro é um dos projetos conectados à nossa agenda de equidade racial, que encorpa as iniciativas do Fundo Afrolever e reafirma o nosso papel de agentes de transformação social, gerando o impacto positivo que acreditamos e apoiamos”, conta Suema Rosa, head de reputação e assuntos corporativos do Brasil e América Latina da Unilever.
TAGS: circo | testro | peça | montagem |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco