Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Inteligência artificial e vigilância digital são temáticas do novo single e clipe da banda Sargaço Nightclub

Publicado em: 11/05/2023 16:47

 (Foto: Rafa Basto.)
Foto: Rafa Basto.
Na era de Alexa, ChatGPT, algoritmos, biometrias e dados, nem a arte escapa da automatização da inteligência artificial, tampouco da vigilância digital. Esse é o mote dos novos single e clipe da banda de indie rock pernambucana Sargaço Nightclub, “O Grande Irmão”. O lançamento da música nas plataformas digitais será nesta quinta-feira (11), já o clipe estreia no dia 18 de maio no canal da banda no YouTube.

O personagem-título da composição de autoria do vocalista e guitarrista Marrê e do músico alagoano Ricardo Guima parece ter saído direto das páginas do romance distópico 1984, do escritor George Orwell, uma das principais referências artísticas da banda. A faixa abre o segundo álbum do grupo, intitulado 'Bioluminescente', e é um classic rock marcado pela batida intervalada do baterista AD Luna, entremeada pelos sintetizadores pesados do programador e tecladista Ingno Silva e a guitarra pontiaguda de Marrê, que também apresenta um trabalho vocal com dobras oitavadas, que aumenta a profundidade sonora e gera a sensação de onipresença do “Grande Irmão”.

O clipe de animação repete a parceria da banda com o diretor Vito Quintans, do estúdio Narsvera, após o trabalho em “A Dança do Caos”, indicado como Melhor Videoclipe e Melhor Direção de Videoclipe no Prêmio Profissionais da Música 2023.

Desta vez, retrata a incessante e desconfortável vigilância digital, como uma referência às atuais interações da humanidade com Inteligência Artificial. “O clipe mostra ‘O Grande Irmão’ como uma entidade de uma dimensão superior que a tudo vê, nada deixa passar, com raios que saem dos olhos”, ressalta Marrê.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco