Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MUSEU

Instituto Ricardo Brennand terá programação especial durante a 21ª Semana Nacional de Museus

Publicado em: 12/05/2023 16:19

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Eleito como o melhor museu do país, o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, vai integrar a 21ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial entre os dias 16 e 21 de maio. Nesta edição, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi "Museus, sustentabilidade e bem-estar" e o objetivo é mobilizar equipamentos museais, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país a intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A Semana Nacional de Museus propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, e é um evento anual que faz parte das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Confira a programação:
16/05/ - CiME ( Cinema, Museu e Educação) às 14h
Exibição do curta-metragem “Crescer Onde Nasce o Sol”, de Xulia Doxágui. A história se passa no Alto do Sol Nascente, onde não há uma praça ou parque sequer. Assim sendo, Daffnny desafia sua sobrinha Hyally a demarcar com as próprias mãos, os territórios do brincar. Após a exibição, Xulia Doxágui, que é educadora social, roteirista e produtora, vai conversar com o público sobre a película.
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/CiME160523 (VAGAS LIMITADAS)
 
17/05 - Peça a Peça às 14h
A ação educativa Peça a Peça contará com a palestra "Felicidade e Bem-estar" do Prof Dr. Bruno Severo Gomes da UFPE, popularmente conhecido como “Dr. Felicidade”, bem como também, com uma prática do pilates que será apresentada pela professora Fabiana Rolim. Além disso, haverá uma apresentação cultural com o pianista Caio de Marias e Raquel Paz na viola.
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/PaP156º (VAGAS LIMITADAS)


18/05 - CiME ( Cinema, Museu e Educação) às 14:00
Exibição do curta-metragem "Ameaças Climáticas no Recife: desafios para áreas centrais e periféricas da Capital Pernambucana", de Iris Samandhi. O documentário aborda os contrastes dos efeitos das mudanças climáticas na Capital Pernambucana, desde as altas temperaturas até fortes chuvas, com objetivo de ampliar o olhar dos recifenses, na participação social de sustentabilidade, conhecimento e acesso às tecnologias de adaptação climática. Após a exibição, Íris Samandhi que é artista visual, gestora da Armário Produções, roteirista, jornalista e produtora independente de audiovisual em Pernambuco vai conversar sobre o curta com os presentes. 
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/CiME180523 (Vagas LIMITADAS).

19/05 - Peça a Peça às 14h 
A ação educativa Peça a Peça vai contar com um bate papo com o artista plástico e historiador Francisco Mesquita sobre ‘Arte, Processos Criativos e Sustentabilidade’. Além disso, também terá uma oficina com a temática ‘Matéria como Matéria-Prima’, que será ministrada pela comunicadora e artista multimídia Kalor Pacheco. 
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/PaP157º (VAGAS LIMITADAS).
 
21/05 - Museu Sonoro às 15:00
Será um momento de inserção da música na experiência do visitante através de objetos de música do acervo do Instituto Ricardo Brennand, trabalhando a temática organologia e apreciação musical à luz dos avanços tecnológicos entre os séculos XIX e XX, que terá a mediação do pesquisador e historiador Wheldson Marques.

Serviço:
21ª Semana Nacional de Museus
Data: de 16 a 21 de maio
Horário: das 13h às 17h (Última entrada às 16h30).
Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n - Várzea
Mais informações: (21) 2121.0365/0334.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Grupo Diario de Pernambuco