Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

VIVER

Instituto Lumiart usa a arte para incentivar mulheres e jovens do sertão pernambucano a virar o jogo

Publicado em: 13/05/2023 11:14

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Natural de Iguaracy, cidade do sertão de Pernambuco, Núbia Santana é cineasta, ativista humanitária e presidente do Instituto Lumiart. Ela retornou ao estado com o objetivo de empoderar mulheres de comunidades rurais contra a violência doméstica, incentivar o empreendedorismo feminino e iniciar ações de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens por meio da arte.

Núbia é uma embaixadora da paz e do ativismo social, que saiu da extrema pobreza no sertão pernambucano para se tornar Miss Pernambuco em 1994. Ela chega a Iguaracy neste domingo, dia 14 de maio, para celebrar o Dia das Mães com sua família e promover encontros com mulheres de sua cidade e das cidades vizinhas de Ingazeira e Tuparetama. Esses encontros têm como objetivo discutir a violência doméstica e a força interior que cada mulher possui.

As atividades fazem parte do projeto "Virando o jogo", desenvolvido pelo Instituto Lumiart, uma organização da sociedade civil (OSC) fundada por Núbia em Brasília. O projeto usa a arte como instrumento de conscientização e empoderamento. O último curta-metragem de Núbia, intitulado "Virada de jogo", faz parte do projeto e será exibido nas três cidades do sertão pernambucano entre os dias 14 e 17 de maio.

"A minha missão com esse projeto é despertar a força que tem dentro de cada uma dessas mulheres. Com conhecimento tudo fica mais fácil. A arte e a cultura são fortes instrumentos e me auxiliam bastante nessas rodas de conversa com mulheres. Ir até às comunidades da Área Rural é um resgate de mim mesma, pois foi ali que tudo começou para mim. E uma  conversa em torno de questões dramáticas como a violência, uso de drogas e a fome, tendo como pano de fundo a defesa dos direitos da mulher e dos jovens. É alimento para meu coração. Essas mulheres sofrem muito! E o pior sofrimento, a meu ver, é a falta de esperança", explica a ativista.

Além do curta "Virada de Jogo", Núbia também traz na bagagem o longa-metragem "Pra Ficar de Boa", o documentário "Pedra do Mal" sobre a realidade do tráfico de crack no Distrito Federal e o curta "O Poder da Mulher Empreendedora". Em 2022, o documentário "Profissão Livreiro" e o curta "Virada de Jogo" foram destaques no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Após a exibição do curta-metragem "Virada de Jogo", haverá uma roda de conversa entre Núbia Santana e o público. Durante essa conversa, ela poderá compartilhar mais sobre seu trabalho e missão, e incentivar os participantes a se envolverem em ações que promovam o empoderamento feminino e o combate à violência.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco