Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DANÇA

Espetáculo 'Lumiar' lança olhar à natureza na comunidade Ilha de Deus

Publicado em: 17/05/2023 13:08

 (Crédito: Flora Negri)
Crédito: Flora Negri
Procurando criar novas formas de (r)existir nas grandes cidades e ainda lançando o olhar sob a natureza que insiste em desabrochar nos espaços urbanos, o solo em dança Lumiar chega ao Marco Zero da comunidade da Ilha de Deus neste sábado (20), às 19h30, com acesso livre e gratuito. 

A comunidade foi um dos locais escolhidos para o escoamento do projeto devido à forte relação que os seus moradores mantêm com a natureza. A ilha é uma Zona Especial de Interesse Social" (ZEIS). Assentada na bacia do Pina, a região representa uma das maiores áreas de mangue em zona urbana do Brasil. Seus moradores convivem diariamente com a natureza que os rodeia e a maioria deles tira o sustento da pesca e criação de sururu, peixes e camarão. 

Com direção e performance da artista Marina Mahmood, acompanhada da trilha sonora desenhada ao vivo pelos músicos iezu kaeru, Diego Drão e Daniel Fino, e assistência de direção de Lau Veríssimo, Lumiar é um espetáculo que busca resgatar a essência humana estimulando o acesso a memórias ancestrais através do movimento do corpo, da interação com o elemento fogo e de estímulos sonoros que dançam junto. 

O ambiente criado vai, aos poucos, convidando o público a imergir em suas realidades internas, instintos e intuições, materializando e transmitindo sensações a partir da alquimia desenvolvida pela intérprete. A dançarina Marina Mahmood utiliza materiais como bambolê, ferros e pó de serra para criar a relação com o fogo, em uma performance que inspira a potência que há dentro de todos nós, o amor, o autoamor, a magia de viver. 

Após a apresentação da performance Lumiar, a programação segue, às 20h30, com um debate que irá promover uma interação entre o público e a equipe criativa do espetáculo. Às 21h haverá, ainda, a exibição de um pequeno videodança realizado pelos moradores da comunidade durante oficina ministrada por Marina Mahmood (uma ação educativa também prevista no projeto). 

O projeto Lumiar tem patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) e apoio do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa e da Casona Estúdio. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade para apreciar a arte e refletir sobre as possibilidades de inclusão na cultura.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco