Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

RAINHA DO ROCK

Editora mantém data de lançamento de nova autobiografia da Rita Lee

Publicado em: 09/05/2023 16:03

 (Foto: Reprodução/Instagram @ritalee_oficial)
Foto: Reprodução/Instagram @ritalee_oficial
A Globo Livros manteve a data de lançamento do livro Outra autobiografia, em que Rita Lee fala sobre as vivências dos últimos três anos, incluindo a pandemia e o câncer de pulmão. A rainha do rock brasileiro morreu nesta segunda-feira (8/5), em casa, em São Paulo. Ela deixa o marido, Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos: João, Antônio e Beto Lee.

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Rita Lee escolheu o dia 22 de maio para o lançamento do novo livro porque a data celebra Santa Rita de Cássia e também marca uma semana após o mercúrio retrógrado (quando o planeta Mercúrio parece estar se movendo de forma retrógrada em relação à Terra) — período astrológico que apresenta problemas na comunicação.

"Rita pode ter tido de tudo, menos uma 'vidinha besta'. E os últimos anos foram, sim, desafiadores. Ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita Lee não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou", diz a Globo Livros, no site oficial.

"Com franqueza e honestidade — marcas registradas de sua escrita —, ela pariu um novo livro autobiográfico que vai mexer profundamente com o leitor. Nossa compositora maior está, sem dúvida, no panteão literário entre os grandes escritores. Ao nos entregar este livro, Rita é tomada de uma coragem que só não é superior ao amor que tem por seu público. Afinal, ela quis contar a ele, tim-tim por tim-tim, o que se passou. Viva Rita", acrescenta a editora.

Como um dos pilares da música brasileira, Rita Lee foi uma musicista completa: além de cantora, era compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista; e ainda poliglota — fluente em português, inglês, francês, castelhano e italiano.

Ganhou mais de 20 prêmios ao longo da carreira, incluindo dois Grammys (ao qual foi indicada por sete vezes): em 2001, venceu com o Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, por 3001; e, em 2022, pelo conjunto da obra, levou o Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação.

O Correio tentou contato com a Globo Livros para saber mais detalhes, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
TAGS: rock | lee | rita | luto | livro | autobiografia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Grupo Diario de Pernambuco