Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Crianças produzem literatura de cordel versalizando imagens nas escolas do Cabo

Publicado em: 08/05/2023 16:50

 (Foto: Renato Moura.)
Foto: Renato Moura.
Em sua segunda edição, o projeto Versalizando Imagens, de ensino da literatura de cordel, reúne o professor e poeta Esperantivo e o produtor e fotógrafo  Renato Moura em oficinas semanais nas salas de aula das escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco, visando estimular o aprendizado de novos saberes a partir da ludicidade e da musicalização deste gênero literário. Parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho nas Escolas em Tempo Integral, o projeto trará o lançamento de um livro como resultado das oficinas feitas neste ano. De acordo com o poeta Esperantivo, a expectativa para essa nova edição é impactar ainda mais alunos. 

“Queremos ver a emoção desses alunos quando estiver tudo pronto e que ele possa falar em casa: “eu faço parte de um livro que está na biblioteca da cidade ou da minha escola. Eu escrevi junto com os meus amigos da escola”. E a partir disso sentir a autoestima desses alunos sendo elevada”, explicou Esperantivo.

O tema das oficinas dessa segunda edição é Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever. A ideia da produção de um livro surgiu durante as aulas da primeira edição do projeto e da vontade de construir algo físico com os alunos, além de deixar registrado todo o processo em um produto. “Nossa ideia era fazer com que os alunos desenvolvessem algo físico mesmo para deixar registrado no tempo as oficinas. Porque nós que construímos as aulas sabemos da importância de deixar algo depois do processo”, disse o poeta, cuja intenção é distribuir esses livros nas bibliotecas das escolas do Cabo.

Renato complementa explicando que o livro será de versos como nos cordéis e recheado de fotos, unindo as duas propostas do projeto. “O livro vai ter o verso complementando o que a gente quis transmitir na foto e é uma construção coletiva com os alunos participando de todos os passos”, detalhou o produtor. Segundo Renato o livro vai ser viabilizado pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e a ideia é realizar o lançamento após as oficinas. Um documentário sobre as oficinas também está em desenvolvimento pelo produtor cultural.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco