Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTE

Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa inaugura duas exposições

Publicado em: 03/05/2023 13:37

 ('Tudo Mudou no Absoluto Silêncio'. Foto: Divulgação.)
'Tudo Mudou no Absoluto Silêncio'. Foto: Divulgação.
As salas de exposições do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa voltam a ser ocupadas a partir desta quinta-feira (4). Na Galeria 1, o pintor Ramonn Vieitez expõe Tudo Parece Derreter, enquanto a dupla de artistas Ömö Ribeiro e Georgina Santos exibe Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas na Galeria 2. Ambas as mostras foram selecionadas para a ocupação através de edital de chamamento público e de curadoria realizados pelo Governo de Pernambuco, por meio da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec).
 
Já os artistas Ömö Ribeiro e Georgina Santos apresentam o projeto Giros Sankofa: Ancestralidades Cruzadas, em que misturam linguagens artísticas a fim de experimentar trocas de saberes, afetos e memórias. A exposição é inspirada na história de Seu Zezinho, um senhor que viveu em Itapissuma, na Zona da Marta Norte de Pernambuco, e foi sapateiro, pescador, canoeiro, costureiro e artesão de máscaras carnavalescas. Para essa exposição, o fazer artístico de Seu Zezinho mobilizou os artistas na criação de quatro máscaras, quatro vídeoartes e textos poético-descritivos em formato de contos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco