Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTES

Cada vez mais possível se tornar colecionador

Publicado em: 15/05/2023 17:29

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
A Propágulo está lançando, para todo o Brasil, o Clube de Assinantes, que proporciona aos interessados em colecionar obras de arte e se aprofundar no tema da construção de um acervo próprio sem sair de casa. O objetivo é ampliar o mercado, propagar a arte e abrir oportunidades para novos colecionadores e apreciadores. Como consequência, se estreita a relação entre os artistas e os consumidores de arte, fomentando, assim, a produção artística local.

A ideia da assinatura surgiu em meio ao cenário de pandemia, quando todo o setor cultural sofreu diante das limitações de fomentos e captação. A partir desse investimento recorrente do público, as atividades seguiram, fazendo os recursos circularem entre artistas, impressores, lojas especializadas, e toda nossa rede de colaboradores, ao mesmo tempo em que estimulamos o surgimento de novas gerações de colecionadores e fomentadores das artes no nosso estado, com valores mais acessíveis.

Com a curadoria desenvolvida pela Propágulo, os assinantes recebem em suas casas, trimestralmente, um múltiplo de arte, numerado e assinado, com tiragem limitada, de um artista convidado. Contando com diversas técnicas de impressão, entre serigrafia, fine art, risografia, gravura e até intervenções manuais, cada arte apresenta um resultado único.

Entre os múltiplos já entregues, está a obra Cuidado Frágil, da artista Laura Pascoal, que consiste em uma obra em formato A2, impressa em serigrafia de 11 cores sobre papel Canson e acompanhada de certificado de autenticidade. A produção do artista Guilherme Lira também foi uma das contempladas, com uma obra em serigrafia, que traz referência ao movimento dos passos do frevo, muito presentes no carnaval de Recife e Olinda.

O múltiplo é uma forma de arte contemporânea que contribui na democratização do acesso às diversas formas de arte. Feito em um processo artesanal, pelo próprio artista, ou com sua autorização e supervisão, ele tem edição limitada, numerada e é assinado pelo próprio.
Para assinar o Clube de Assinantes, o interessado deve acessar a plataforma online, preencher seu cadastro e escolher seu plano e sua forma de pagamento. Os planos variam de R/mês a R/mês. Além do múltiplo de arte, o assinante poderá receber na sua casa revistas e livros, e terão acesso a uma série de benefícios, como gratuidade em cursos, acessos exclusivos ao editorial do site, notícias antecipadas dos lançamentos. O valor arrecadado no Clube de Assinantes, além das produções já citadas, colabora com outras produções. A Propágulo realiza podcasts, exposições, conteúdos audiovisuais e grupos de estudos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco