Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Autores locais e nacionais são atrações em Festival Literário no Recife

Publicado em: 22/05/2023 12:43 | Atualizado em: 22/05/2023 13:03

Poeta, cordelista, declamador e palestrante Bráulio Bessa é atração confirmada no evento (Crédito: Divulgação)
Poeta, cordelista, declamador e palestrante Bráulio Bessa é atração confirmada no evento (Crédito: Divulgação)
O 9º Festival RioMar de Literatura traz ao Recife, na próxima quinta-feira (25), nomes como o poeta e cordelista Braulio Bessa, a premiada escritora Socorro Acioli e o escritor, humorista, poeta e declamador Jessier Quirino. A curadoria é da jornalista Carmen Peixoto. O acesso ao Teatro RioMar será gratuito, mediante inscrição pelo RioMar Super App e obedecendo a lotação do auditório. 

Segundo Denielly Halinski, gerente de Marketing: “O RioMar Recife promove há nove anos este Festival Literário com o propósito de preservar o desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras, levando em conta a diversidade de escritores, compositores e roteiristas que temos no país e a possibilidade de abrir oportunidades para novos talentos”. 

O Festival abrange três públicos 
O Festival não ficará restrito a um só local e acontece pela manhã, tarde e noite. Pela manhã, no iJCPM, terá workshops de isoporgravura e oficina de cordel para os jovens. No teatro do mall haverá contação de histórias para o público infantil, aprendendo a arte de se comunicar, com o Grupo do Tapete Voador que apresenta o espetáculo Reza a Lenda.

Bráulio Bessa e Socorro Acioli
À tarde, a partir das 15h, será a vez de um bate-papo da premiada escritora Socorro Acioli, com 19 livros publicados para jovens e crianças. Neste mesmo momento, o poeta e cordelista Bráulio Bessa, que tem como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, lança novo projeto juntamente com Socorro Acioli, ambos cearenses.
 
Ex-aluna de Gabriel García Marquez, Socorro Acioli se destaca pelo vasto repertório de gêneros literários (Crédito Fábio Lima)
Ex-aluna de Gabriel García Marquez, Socorro Acioli se destaca pelo vasto repertório de gêneros literários (Crédito Fábio Lima)
 
Encontro com Bráulio Bessa
Na sequência do lançamento do novo projeto, Bráulio Bessa também vai realizar uma sessão de fotos com os fãs. O Meet & Greet com o poeta tem acesso gratuito, mediante cadastro através do RioMar Recife SuperApp. 

Jessier Quirino 
Com uma memória privilegiada, estilo próprio e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, o escritor, cordelista e declamador Jessier Quirino, encerra o Festival às 19h, no Teatro RioMar, com suas histórias hilárias do interior nordestino e um linguajar característico da Região. 
Jacques Ribemboim 
 
No início da noite, o professor, escritor, membro da Academia de Letras de Pernambuco e membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Jacques Ribemboim, será o grande homenageado desta edição do Festival RioMar de Literatura. Sempre esteve em defesa dos autores pernambucanos e em vários dos seus livros destacou a Cidade do Recife e a influência judaica na cultura da Região. Como engenheiro e economista, sempre atuou na preservação do meio-ambiente sendo, também, o relator oficial das Nações Unidas, na Comissão de Desenvolvimento Sustentável, acontecida na Coreia do Sul, e o representante brasileiro na OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no diálogo sobre desenvolvimento sustentável, acontecido em Paris, no ano de 1997.
 
Jessier Quirino fecha a programação do festival  (Crédito: Rogério Alves)
Jessier Quirino fecha a programação do festival (Crédito: Rogério Alves)
 
Como participar
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do RioMar Recife SuperApp. Para ter acesso ao evento, o cliente deve baixar gratuitamente o aplicativo RioMar Recife SuperApp, disponível para Android e iOS, ir na sessão “eventos”, clicar no link “Festival de Literatura RioMar”, realizar o cadastro e escolher a sessão que deseja participar, seja a rodada de Bráulio Bessa com Socorro Acioli, o encontro para fotos com Bráulio Bessa ou a programação da noite. Inclusive, o participante pode se inscrever para mais de uma sessão. No dia do evento, deve comparecer ao Teatro RioMar e apresentar o ingresso digital ou impresso. 

Perfis dos convidados:

Bráulio Bessa
O poeta, cordelista, declamador e palestrante Bráulio Bessa nasceu em 1985, no município de Alto Santo, no interior do Ceará. Desde criança, admirava e consumia poesia nordestina, além de frequentar cantorias de viola na cidade e de participar de grupos de teatro de rua. Aos 14 anos, começou a rabiscar seus primeiros versos nos cadernos escolares. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão. Em 2012, criou uma página na internet, quando sua poesia alcançou o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também participa semanalmente do programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos.

Socorro Acioli
Nasceu em Fortaleza, no Ceará. É professora, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Estudos de Literatura. Já escreveu mais de 20 livros para crianças, jovens e adultos, em diferentes gêneros literários, como romance, poesia e crônica. Foi a única brasileira aluna de Gabriel García Márquez na oficina “Como contar um conto” em 2006. O livro iniciado nesse curso, A cabeça do santo, foi publicado no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França e em 2023, no México e na Itália. 

Jessier Quirino
Jessier Quirino se define como arquiteto por profissão, poeta por vocação e matuto por convicção. Paraibano de Campina Grande e filho adotivo de Itabaiana, onde reside desde 1983, Jessier Quirino é um dos nomes reconhecidos no meio artístico nacional e um representante da cultura popular nordestina. Em sua incursão editorial, publicou diversos livros, além de ter gravado CDs e DVDs. Atuou na minissérie A Pedra do Reino, do dramaturgo Ariano Suassuna, produzida pela Rede Globo. Atualmente, é colunista da rádio CBN - PB com o programa Enxerida no Contexto e mantém o seu Canal YouTube - Papel de Bodega, como entrevistador, artista e poeta.

Jacques Ribemboim – homenageado
O recifense é engenheiro mecânico, engenheiro de petróleo e economista ambiental, com mestrado e doutorado em economia e pós-doutorado na Universidade dos Alpes, na França. Foi professor visitante do Brooklyn College, em Nova York, e do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Grenoble. Publicou 21 livros, além de artigos. Integrou a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento da Presidência da República. Foi o relator oficial das Nações Unidas, na Comissão de Desenvolvimento Sustentável, na Coreia do Sul, e o representante brasileiro na OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, no diálogo sobre desenvolvimento sustentável, em Paris, em 1997. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Superintendente Estadual do IPHAN e membro da Academia Pernambucana de Letras e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco