Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Artista pernambucano inaugura exposição na na Maison Luirés Carré, na França

Publicado em: 10/05/2023 12:57

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Neste sábado (13), será inaugurada na Maison Luirés Carré – localizada nos arredores de Paris - a exposição "Curvas", do artista pernambucano Jaildo Mariano, que dialoga no seu trabalho com a arquitetura e o mobiliário do arquiteto finlandês Alvar Aalto. Durante a VI Bienal de São Paulo, ele foi homenageado com uma sala especial. 

Justamente a Bienal que destacou a invenção de Brasília e concedeu as medalhas de ouro a Lucio Costa pelo seu plano piloto e a Oscar Niemeyer pela sua arquitetura. Jaildo se notabiliza no aspecto formal pelas características curvilíneas. 
“Sempre fui um admirador da arquitetura de Alvar Aalto, e igualmente o mobiliário e das lâmpadas. Por isto, além de surpreso, fiquei muito feliz quando fui convidado para dialogar com ele”. Ele explica também como encontrou as correlações da sua escultura com a arquitetura e os móveis do escandinavo. “O processo de elaboração, esse diálogo foi mais voltado para a curva porque representa bem o trabalho dele. E como ele é também um apaixonado no Brasil pelo trabalho do Oscar Niemeyer, mais uma razão para que eu me decidisse pela curva. Além do mais, dentro de toda curva há uma linha reta”.

Na casa Louis Carré, todos os quartos estão ocupados com as obras de Marinho. Desde o quarto de hóspede, frequentado por Marcel Duchamp, até a sala que abrigou em outros tempos as pinturas de Fernand Léger ou as esculturas de Alexandre Calder. As peças também tomam conta do jardim.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco