Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ACESSIBILIDADE

Acervo RecorDança mapeia artistas da dança com deficiência

Publicado em: 18/05/2023 10:00

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
O Acervo RecorDança, coletivo de pesquisadoras que há quase 20 anos vêm catalogando, organizando e difundindo as memórias das danças do Estado em um acervo on-line (www.acervorecordanca.com), lança o projeto “Memória da dança em Pernambuco: artistas com deficiência e acessibilidade”. A pesquisa tem o objetivo de mapear artistas pernambucanos da dança com deficiência, assim como criações artísticas do campo com acessibilidade comunicacional. As pessoas interessadas em contribuir com a ação podem participar e também registrar seus trabalhos acessando os formulários disponibilizados em link na bio do Instagram @acervorecordanca, até o dia 2 de junho. O projeto tem apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) e está sendo realizado em parceria com a VouSer Acessibilidade.

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgado em 2010, 23,9% da população brasileira apresenta alguma deficiência, ou seja, mais de 45 milhões de pessoas. Em Pernambuco, são cerca de 2,5 milhões, representando 27,58% da população do Estado. No entanto, ainda não há um recorte específico sobre artistas com deficiência e produções artísticas criadas de forma acessível ou que contam com recursos de acessibilidade em Pernambuco. A partir dessa constatação, o Acervo RecorDança idealizou o projeto no intuito de produzir uma memória organizada desse percurso na dança. 

“Acreditamos que cuidando dessa memória contribuímos com a equidade de direitos e respeito à diversidade e dignidade humana. O mapeamento tem o intuito de dar início ao registro dessa memória, incluindo no acervo os documentos resultantes dos estudos que estamos realizando sobre artistas com deficiência e acessibilidade na produção de dança em Pernambuco. A pesquisa também visa promover reflexões e ampliar o alcance das memórias das danças pernambucanas para outros públicos. É uma ação que contribui para a democratização da participação na história e do acesso à informação das danças produzidas em Pernambuco, ao mesmo tempo em que estimula a continuidade e o aprimoramento do Acervo RecorDança, que é um dos pioneiros em memória da dança no País”, explicam Ailce Moreira, Elis Costa, Ju Brainer e Taína Veríssimo, pesquisadoras do Acervo RecorDança.

Para possibilitar o mapeamento, o coletivo construiu dois formulários, um destinado a artistas da dança com deficiência atuantes em Pernambuco e o outro às produções artísticas em dança que contem com acessibilidade comunicacional ou que sejam criações acessíveis, realizadas no Estado. Ambos formulários estão disponíveis na bio do Instagram @acervorecordanca e contam com tradução em Libras. Artistas da dança com deficiência podem responder aos dois formulários, desde que tenham participado também de criações com acessibilidade comunicacional ou acessíveis. Pessoas sem deficiência, que participaram de obras com acessibilidade comunicacional ou acessíveis, também podem participar respondendo o formulário correspondente a esta temática.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco