Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Prêmio Jabuti está com inscrições para a 65ª edição; Veja as novidades

Publicado em: 27/04/2023 17:33

 (Foto: CBL/DIvulgação)
Foto: CBL/DIvulgação
O Prêmio Jabuti está com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (27/4). A 65ª edição do prêmio traz algumas novidades que foram divulgadas na manhã desta quinta durante uma coletiva de imprensa com o curador, Hubert Alquéres, e com a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos. A instituição é a responsável pela realização do prêmio, que este ano terá 21 categorias divididas em quatro eixos.

Os livros poderão ser inscritos em Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, sendo que Literatura tem oito categorias. No total, há uma categoria a mais que a edição de 2022, representada pelo eixo Inovação, no qual será escolhido um escritor estreante. “O objetivo dessa premiação é dar visibilidade ao trabalho de novos escritores, propiciar o alcance de público mais amplo para esse escritores, divulgar quem está estreando no mundo literário, motivar pessoas para que comecem a escrever seus próprios textos e mostrar aos novos autores que a escrita é uma atividade valorizada e reconhecida”, explica o curador.

Os autores que optarem pela inscrição nessa categoria não poderão inscrever os livros em Romance entretenimento ou Romance literário. A obra também não concorrerá a Livro do ano. Outra novidade é a redução no valor do prêmio em dinheiro para Livro do ano, que antes recebia R mil e agora vai receber R$ 70 mil.

A redução, segundo a curadoria, será compensada por uma viagem à Feira de Frankfurt da qual faz parte uma agenda de encontro com editores e agentes literários para a promoção do livro premiado. "Quando você soma toda a parte da viagem a Frankfurt, com certeza o valor total do prêmio vai ficar em bem mais que R$ 100 mil”, garante Alquéres. “Com isso a gente está agregando, a gente acredita que valoriza ainda mais a realização do autor, que ele tem amor pelo que faz e vai poder mostrar isso, mostrar seu trabalho pelo mundo inteiro. Não considero que o prêmio esteja reduzindo, ao contrário, para a CBL está aumentando. Mas em todas as outras categorias a gente permanece com o mesmo valor.”

Na expectativa de aumentar o número de inscritos, a CBL também decidiu não reajustar o valor das inscrições pelo sétimo ano consecutivo. Além disso, nos primeiros 30 dias de inscrição, autores e editores terão um desconto de 10%. “Foi uma forma que encontramos de democratizar e dar acesso, isso fortalece a participação de editores de todos os tamanhos e segmentos. É muito importante a participação de editores de todos os lugares do Brasil porque existe também muita literatura regional e saberes do Brasil, e é muito importante a participação dessa diversidade no prêmio”, diz Sivani Matos, presidente da CBL.

Em 2022, as mulheres representaram mais de 50% das finalistas, sendo que as indicadas ao Romance Literário eram todas autoras. A expectativa da CBL é que esse cenário seja fortalecido ao refletir o cenário da literatura nacional.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco