Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Pintor Raúl Cordola dedica exposição à sua trajetória de 60 anos na arte

Publicado em: 24/04/2023 11:37

Nesta terça-feira (25), a galeria Amparo 60 abre suas portas ao público, a partir das 19h, para a primeira exposição de 2023. Espaço-Tempo é uma retrospectiva do trabalho de Raul Córdula, artista que comemora seus 80 anos em 2023 e tem uma trajetória de mais de 60 dedicados à arte. A exposição marca, ainda, o início das celebrações dos 25 anos da Amparo 60 comemorados este ano. 

“O ano de 2023 é super importante para a galeria. Estamos completando 25 anos de história e vamos comemorar isso ao longo dos próximos meses. Nesse clima festivo, achei mais do que justo e pertinente convidar Raul Córdula, esse grande artista paraibano, radicado no Recife há tanto tempo, para abrir nosso calendário, nessa mostra que é celebrativa de sua trajetória”, explica a galerista Lúcia Costa Santos. 

Espaço-Tempo reúne trabalhos de várias fases do pintor, do início, na década de 1960, até trabalhos mais recentes, feitos em 2023. A seleção foi feita pelo próprio artista. “São pinturas, gravuras, aquarelas sobre papel, guaches sobre papel. Meu trabalho começou na geração dos anos 1960, passou pelo abstracionismo e depois ela tornou-se mais geométrica, o que sigo fazendo até hoje”, diz o artista.

São mais de 20 obras que mostram o percurso do artista na pintura, nesse espaço e nesse tempo. Alguns trazem a interferência das figuras, depois a geometria vai se tornando cada vez mais presente, culminando com a geometria triangular, tão característica de seus trabalhos.   
 
“O triângulo da ponta da seta da Rosa dos Ventos se desenrolando, levou-me a pintar triângulos equiláteros girando na tela, uma procura de caminhos que me interessam até agora, neste momento de minha vida, e esta procura me deu inúmeras composições formais e colorísticas que são o arcabouço de minha pintura”, escreve o artista.

A seleção traz obras como Cuidado com este chão (1965), datada do período da ditadura militar, tendo a terra e as ligas camponesas como motes; Sem título, de 1991, uma aquarela realizada durante temporada parisiense e Composição, obra desenvolvida este ano, que expressa a força cromática e geométrica que marcam o trabalho de Córdula. Um catálogo virtual foi montado com o recorte selecionado pelo artista e reúne, também, textos sobre sua poética assinados por diversos críticos de arte. 

SERVIÇO
Espaço-Tempo
25 de abril, a partir das 19h
Visitação: De 26 de abril a 26 de maio de 2023  
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábados das 10h às 15h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco