Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

GASTRONOMIA

Páscoa: confira como harmonizar chocolate e cerveja, e se inscreva para um 'tour' gratuito pela cervejaria

Publicado em: 04/04/2023 18:28 | Atualizado em: 04/04/2023 18:57

 (Divulgação)
Divulgação
Quem quer saber mais sobre a harmonização de cervejas com chocolates e ainda conhecer como é o processo de produção das cervejas, a empresa Ambev promoverá um "tour" no próximo sábado (8) em todas as unidades do programa de visitação, entre elas em Itapissuma, no Grande Recife.  Ao final da visita, os participantes poderão degustar a harmonização entre cervejas e chocolates. 

As visitas são gratuitas, guiadas e contam com uma programação exclusiva em cada unidade. Além da experiência sensorial, o público terá a oportunidade de aprender de perto como a cerveja é feita, seus ingredientes e etapas do processo de produção, desde a brassagem, fermentação, maturação até a filtração – fase em que os visitantes podem provar a cerveja segundos depois de pronta, direto do tanque. Para participar basta se inscrever no site https://www.visitaambev.com.br/home.

Os ovos feitos de chocolate são um dos maiores símbolos da Páscoa. Mas para deixar a comemoração ainda melhor é possível harmonizar cerveja com chocolate e outros pratos típicos da comemoração. Segundo Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista em  experiências cervejeiras da Academia da Cerveja da Ambev, apesar de pouco conhecida, a harmonização entre cervejas e chocolates funciona muito bem e é perfeita para quem gosta de novas experiências.

A especialista explica que quando o assunto é chocolate branco, que costuma ser mais doce, cervejas com notas ácidas e frutadas são uma ótima pedida. “Um bom exemplo é a Berliner, da Wals, que é do estilo Berliner Weisse e tem adição de frutas vermelhas e hibisco em sua receita. Sua acidez contrasta com o dulçor do chocolate e suas notas frutadas ajudam a complementar a composição, formando um terceiro e elegante sabor na boca”, afirma Vanessa. 

Para o chocolate ao leite a harmonização sugerida é com cervejas que possuam notas de caramelo e chocolate, e que possuem um amargor mais suave. “A Bohemia Reserva, uma English Barley Wine, é uma cerveja encorpada e com sabor residual adocicado, com notas que remetem a caramelo e castanhas, que complementam com um “tchã” a mais o sabor doce e suave do chocolate”, explica.

Já quando a harmonização é com chocolates com um maior percentual de cacau, as cervejas do estilo Imperial Stout ou Russian Imperial Stout, são uma ótima combinação. As notas advindas do malte torrado remetem à café e chocolate, semelhantes às do chocolate mais amargo, e sua textura mais licorosa resulta em uma combinação cremosa e intensa. Como exemplo, a beer sommelière cita a Wals Petroleum, uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico.

Para quem não é muito fã de chocolates, a dica é a harmonização entre sorvete de creme e uma cerveja Porter, como a Colorado Demoiselle, que possui notas de café que complementam muito bem o dulçor do sorvete, remetendo à clássica combinação de café com leite.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Grupo Diario de Pernambuco