Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Orquestra Sinfônica do Recife inicia temporada com duas apresentações

Publicado em: 05/04/2023 16:54

 (Crédito: Brenda Alcântara)
Crédito: Brenda Alcântara
A partir da próxima semana, o Recife volta a celebrar suas vocações e emoções sinfônicas, com o início da temporada 2023 da Orquestra Sinfônica do Recife. Neste inaugural mês de abril, serão duas apresentações gratuitas, ambas no Teatro de Santa Isabel, nos próximos dias 12 e 19, sempre às 20h. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O concerto do dia 12 terá regência de Lanfranco Marcelletti Jr. O programa contará com duas composições: “Sinfonietta nº 2”, do pernambucano Dadá Malheiros e a “ Sinfonia nº 6”, em si menor, da Op. 74, conhecida como “A Patética”, de Tchaikovsky. “Composta entre fevereiro e agosto de 1893, essa foi a última obra publicada com o compositor russo ainda em vida. Foi também a última obra que teve sua estreia dirigida por ele, em São Petersburgo, no dia 28 de outubro de 1893, poucos dias antes da sua morte”, conta o regente titular da Orquestra Sinfônica. 
 
No dia 19, o concerto será promovido, em parceria com o Consulado Geral da Alemanha Recife, para celebrar a Semana da Língua Alemã, comemorada em várias partes do país. Com a regência do maestro José Renato Accioly, a apresentação contará com a partição do violinista alemão Oscar Bohórquez, que também compartilhará acordes e dicas com alunos de instituições de ensino musical da cidade, numa masterclass organizada pelo Consulado, no próximo dia 20.

A apresentação, dedicada a Beethoven, contará com duas peças. A primeira será a “Sinfonia nº 1” Op. 21,  em seus quatro movimentos: Adagio molto - Allegro con brio; Andante cantabile con moto; Menuetto - Allegro molto e vivace; e Finale - Adagio, Allegro molto e vivace. A Orquestra Sinfônica executará ainda, com o solista alemão Oscar Bohórquez, o “Concerto para Violino e Orquestra”, em ré maior Op. 61, de 1806,  que conta com três movimentos: Allegro ma non troppo; Larghetto; e Rondo Allegro. 

Os concertos da Orquestra Sinfônica do Recife, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, são oferecidos todos os meses, com acesso gratuito e facultado a todos os públicos da cidade. 

Sobre a OSR - Fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica do Recife é considerada a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Seu surgimento se deu em meio às transformações ocorridas no Brasil na década de 1930, que desencadearam um vigoroso processo de modernização do País. Foi no dia 30 de julho daquele ano que aconteceu, no Teatro de Santa Isabel, a primeira apresentação oficial do conjunto orquestral, à época denominado Orquestra Sinfônica de Concertos Populares, sob a regência do seu fundador.

Serviço
Estreia da Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 12 e 19 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco