Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Chega nas plataformas o disco MÊIKE RÁS FÂN, de Lirinha

Publicado em: 26/04/2023 12:15 | Atualizado em: 26/04/2023 12:53

O mais novo trabalho de José Paes de Lira, conhecido como Lirinha, é o disco MÊIKE RÁS FÂN, que envolve, além de canções, a poesia, performance e uma série especial de podcast, além de pesquisas sobre a Rádio Drama, que será lançada em um segundo momento. Concebido entre 2020 e 2022, o álbum apresenta oito faixas inéditas, produzidas pelo próprio artista. Construído sobre a investigação da Rádio Arte e do corpo da voz, o canto falado, desenvolvido nesse projeto, traz um protagonismo novo na obra de Lirinha.

Já a composição musical, definida pelas melodias e arranjos harmônicos, “é inspirada na paisagem sonora de intensa experiência sensorial e emocional da sonoplastia da Rádio Drama”, comenta o autor. Além disso, o impacto das palavras e a força expressiva da sonoridade fazem de MÊIKE RÁS FÂN uma profunda mistura entre a música e a poesia.

'Estrela Negríssima', que abre abre a jornada do álbum e se traduz como uma canção de amor para a fotografia de um buraco negro, apresenta o universo sensorial e imagético que conduz o disco. “A imagem do buraco negro em questão só foi possível ser registrada e construída através das informações captadas por ondas de rádio. Concretizando, assim, para nós que vivemos envolvidos no infinito tecido do espaço-tempo, a visibilidade de um corpo impossível. A faixa também introduz o conceito definidor da interpretação vocal do disco, onde a poesia recitada estabelece um constante diálogo com o canto”, comenta Lirinha.
 
Lirinha desenvolve espetáculos que misturam poesia e música, como a performance poético-musical Poesia Eletrônica: espetáculo de carreira, no qual recita poesias e utiliza elementos pré-gravados, disparados através de um sampler. No repertório, além das próprias composições, textos de outros autores e poetas que influenciam sua carreira. Atualmente, prepara o lançamento do seu terceiro disco, MÊIKE RÁS FÂN. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco