Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Mosteiro de São Bento recebe turnê aberta ao público do Tutti Choir Brasília

Publicado em: 25/04/2023 16:19 | Atualizado em: 26/04/2023 13:38

 (Crédito: DIvulgação)
Crédito: DIvulgação
O Mosteiro São Bento, em Olinda, recebe na próxima sexta-feira (28), a turnê 2023 do Tutti Choir Brasília, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste. Aberta ao público e com entrada gratuita, a apresentação terá início às 19h30. No repertório, música sacra, com clássicos de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri - que completa este ano 30  anos do seu falecimento -, além de outros compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos e o norte-americano Ralph Manuel, que morou em Recife durante mais de 20 anos. De Guarnieri, será apresentada a Missa Diligite, com Orquestra de Cordas, Solistas e órgão.  A classificação do concerto é livre para todas as idades e terá duração de cerca de um hora.

Com seis anos de existência, a Tutti Choir reúne apresentações em todo Brasil e no exterior. Entre os países que já receberam o coro estão: Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. À frente do grupo desde o início da formação, o maestro Daniel Souto de Moraes destaca a motivação para realização da turnê e a escolha do local. "Um forte desejo deste grupo é levar música brasileira onde quer que seja. Sendo o mosteiro um complexo arquitetônico muito importante do Brasil, veio a ideia de fazermos um concerto apenas com música sacra, de compositores brasileiros e relevantes", explica. 

 (Crédito: DIvulgação)
Crédito: DIvulgação
O Tutti Choir Brasília traz para sua apresentação em Olinda 50 cantores e 11 instrumentistas na orquestra. O coro é formado por homens e mulheres, de faixas etárias que variam de 19 anos até 85 anos. O grupo é formado por brasileiros e, atualmente, também tem integrantes de outros países como França e Singapura. As vozes do coro contam com sopranos, contraltos, tenores e baixos. Os instrumentos utilizados no concerto do Mosteiro serão violinos, violas clássicas, violoncelos, contrabaixos e órgão.

APRESENTAÇÃO EM BRENNAND 
A turnê Tutti Choir também realizará um segundo concerto, exclusivo para convidados, no Instituto Brennand, no sábado (29), a partir das 16h. A apresentação, que terá duração de cerca de uma hora, terá tributos a ícones da música brasileira: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento. A instrumentação do concerto contará com violão, percussão, contrabaixo e teclado. No repertório escolhido, as obras foram compostas especialmente para o Tutti por compositores convidados pelo maestro como André Vidal (Brasília, DF), Paulo Santos (São Paulo, SP), Will Lopes (Iowa, EUA), Anderson Motta (Texas, EUA) e Ralph Manuel (Texas, EUA).

TRAJETÓRIA 
O Tutti Choir nasceu no final de 2016, para uma participação no concerto de uma Première de uma obra brasileira, a Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais. O concerto ocorreu em maio de 2017, no palco do Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Apresentou-se também nesta mesma viagem, na Igreja Our Lady of Pompeii.
 
Em novembro de 2018 fez uma turnê pela Europa. Em Frankfurt, Alemanha, cantou com outros dois coros que divulgam a música brasileira na Alemanha. Em Praga, República Tcheca, participou do On Stage in Prague, projeto da Interkultur, juntamente com outros coros de outras cidades da Europa.

Em seis anos de existência, também se apresentou em vários eventos locais com destaque para a Ordem do Mérito Cultural 2017, no Palácio do Planalto. Em janeiro de 2019, se apresentou no Gramado in Concert, em Gramado, no  Rio Grande do Sul; e em setembro de 2019, no 1º  Encontro de Coros Nacional em Goiânia, Goiás.

O Tutti Choir BSB produziu em 2020 o I Encontro de Coros Tutti Internacional, com participação participação de coros de 8 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Portugal, Reino Unido e Rússia, e 20 cidades diferentes: Londres (RU), Iowa (EUA), Seattle (EUA), Kansas City (EUA), Funchal (Portugal), São Petersburgo (Rússia), Sabaneta (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), San Juan (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lucena City (Filipinas), Medellín (Colômbia), Manila City (Filipinas), Rio Grande do Sul (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
 
 (Crédito: DIvulgação)
Crédito: DIvulgação
 
Em agosto e setembro de 2022 apresentou o concerto 80 anos de história, em homenagem aos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, com  apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF); e também no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, na Escola de Música de Brasília e no Clube do Choro de Brasília. Já em dezembro de 2022, o Tutti Choir BSB fez concertos no teatro da Caixa Cultural em Brasília.

EQUIPE
Midiã Cabral é a pianista do Tutti. Licenciada em Música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de São João Del-Rei (MG). Obteve o grau de mestre em Música em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Interpretação e Criação Musical - Piano. Premiada em concursos de piano durante sua formação, atuou como pianista convidada da Orquestra Sinfônica de São João del-Rei (MG), da Orquestra Sinfônica e Coro da Cidade de Ponta Grossa (PR) e da Banda Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba (PR). Exerce atividade camerística com cantores e instrumentistas. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.

SERVIÇO:
Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (ENTRADA GRATUITA)
Local: Mosteiro de São Bento. Rua de São Bento, s/n - Varadouro, Olinda
Dia/Hora: Sexta-feira (28/04), às 19h30 
 
Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (APENAS PARA CONVIDADOS)
Local: Instituto Brennand. Rua Mário Campelo, 700 - Várzea, Recife.
Dia/Hora: Sábado(29/04), às 16h 
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco