Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CONSCIÊNCIA NEGRA

Ipojuca antecipa celebrações do Dia da Consciência Negra nesta sexta e sábado

Publicado em: 24/04/2023 17:03

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
A terceira edição do projeto Consciência Negra do Ipojuca fará o abre alas e vai antecipar a data que é nacionalmente comemorada no dia 20 de novembro. O evento no litoral sul de Pernambuco vai acontecer nesta sexta (28) e sábado (29).
 
O município de Ipojuca carrega na sua história, traços indeléveis da ancestralidade africana. Possui símbolos explícitos da presença africana, como o Baobá Centenário do Ó, a Comunidade Quilombola de Mercês, e a praia batizada com o nome de Porto de Galinhas. Tudo isso atesta para a presença negra viva no solo ipojucano, desde o descobrimento do Brasil aos dias atuais. 
 
"A 3ª edição da Celebração da Consciência Negra do Ipojuca marca em definitivo a presença de eventos populares de raiz na cidade litorânea. Com atividades e programação voltadas às potencialidades culturais do estado, o foco da iniciativa visa evidenciar a presença negra e salvaguardar, preservar, manter e valorizar os grupos de matriz africana (capoeira, samba de roda, boi, coco, embolada, maracatu), e ritmos urbanos como o hip hop, com presença marcante no município", afirma o coordenador geral do projeto Marcos Moraes. O produtor cultural destaca ainda a importância de celebrar a Consciência Negra todos os dias do ano, em respeito ao povo negro que construiu a riqueza do país. 
 
Pensando em valorizar cada traço de nossa ancestralidade, a programação tentou contemplar um pouco de cada ritmo e parte da história negra. Na sexta (28), às 10h, teremos na Praça do Baobá de Nossa Senhora do Ó, uma cerimônia de abertura seguida por apresentação artística de um grupo local. Às 14h, na Escola Municipal Mário Júlio Ó, teremos exibição de um filme, com o Cocada Cineclube.
 
Já no sábado (29), será a hora de Porto de Galinhas, com apresentações e shows na Rua Beijupirá, no palco da Associação dos Artesões e Empreendedores Culturais Artur Maroja, em frente a feirinha de artesanato. A partir das 16h, vão se apresentar atrações, nascidas e criadas em Ipojuca: Maracatu Alfaias da Praia (Porto de Galinhas), Ciranda Porto de Galinhas, Boi Calemba Pernambucano, grupo de Hip Hop Nostra Rua (Nossa Sra. do Ó), participação especial do Mestre Galo Preto, e o grupo Mestres do Coco Pernambucano, encerrando a programação. 
 
SERVIÇO
Celebração da Consciência Negra de Ipojuca (3ª Edição) 
Dias: (28 e 29/04) 
Local: Nossa senhora do Ó e Porto de Galinhas 

NOSSA SENHORA DO Ó – 28/04/2023  
10h00 – Cerimônia de Abertura  
Cerimônia de Abertura e Grupo de Capoeira Local 
 
14h00 – Escola Mário Júlio Cine Cocada 

PORTO DE GALINHAS - 29/04/2023 
16h00 – Rua Beijupirá (em frente a Feirinha de Artesanato) 
  • Maracatu Alfaias da Praia 
  • Ciranda Porto de Galinhas 
  • Boi Calemba Pernambucano 
  • Hip Hop ‘Nostra Rua’ 
  • Participação Mestre Galo Preto 
  • Mestres do Coco Pernambucano  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco