Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Heloisa Buarque de Hollanda é escolhida para Academia Brasileira de Letras

Publicado em: 20/04/2023 19:52

A intelectual torna-se a 10ª mulher a ocupar uma cadeira na ABL, assumindo o posto de Nélida Piñon
 (Foto: Chico Cerchiaro/Reprodução)
A intelectual torna-se a 10ª mulher a ocupar uma cadeira na ABL, assumindo o posto de Nélida Piñon (Foto: Chico Cerchiaro/Reprodução)
A renomada escritora e pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda foi escolhida nesta quinta-feira (20/4) para ocupar a trigésima cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL). A intelectual assume a vaga deixada por Nélida Piñon, morta em Lisboa em dezembro de 2022.
 
A carreira de Heloisa é marcada pela pesquisa acadêmica no campo cultural. Formada em Letras pela PUC-Rio e doutora em Literatura pela UFRJ, demonstrou interesse temático por feminismo, poesia, culturas marginalizadas e tecnologia. Sua bibliografia é marcada por títulos como 26 Poetas hoje; Macunaíma: da literatura ao cinema; O feminismo como crítica da cultura; e ENTER: antologia digital.

Hoje com 83 anos, Heloisa torna-se apenas a décima mulher a ocupar um espaço na ABL em toda a história. De 37 votos, a escritora conquistou 34, competindo com o artista Oscar Araripe, que recebeu dois. Um acadêmico votou em branco.
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Embaixador Eduardo Saboia: Brasil e China obtêm safras de parceria em várias áreas
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Grupo Diario de Pernambuco