Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Grupo Magiluth estreia peça que traz reflexões a partir da vida do poeta Miró da Muribeca

Publicado em: 18/04/2023 10:58 | Atualizado em: 18/04/2023 12:14

 (Crédito: Ashlley Melo)
Crédito: Ashlley Melo
O Itaú Cultural, em São Paulo, recebe de 20 a 30 de abril (sempre de quinta-feira a domingo) o grupo pernambucano Magiluth na estreia de Miró: Estudo Nº 2. O poeta Miró da Muribeca (1960-2022), também de Pernambuco, é o ponto central do espetáculo, que leva ao palco reflexões do grupo sobre a criação de um personagem teatral. Para tanto, partem da vida e trajetória de João Flávio Cordeiro da Silva, o poeta Miró da Muribeca, importante nome da literatura marginal, que usou sua escrita para falar sobre a periferia de Recife e o cotidiano da população subalternizada.

Como toda programação do Itaú Cultural, a temporada é gratuita. Os ingressos devem ser reservados pela plataforma INTI. Eles são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação (no serviço, ao final do texto, estão todas as datas de início das reservas).

Miró: Estudo Nº 2
O espetáculo dá continuidade à proposta do Magiluth de repensar a construção do teatro a partir das vivências pessoais e profissionais vividas durante a pandemia. Se em Estudo n°1: Morte e Vida, estreado em 2022, o grupo explicitou os caminhos possíveis para a construção de um espetáculo teatral a partir da obra Morte e Vida Severina, do escritor também pernambucano João Cabral de Melo Neto, agora a nova montagem volta o pensamento à construção de um personagem, a partir das complexidades e do universo que essa figura compreende.

A nova peça vem sendo idealizada desde 2015, quando o Magiluth começou a passar por reformulações. Uma das mais importantes foi a mudança da sede do grupo para o bairro da Boa Vista, no centro do Recife, onde se instalaram no Edifício Texas. Nesse local, que funcionou como um centro cultural, o grupo teve um intenso fluxo de intercâmbio com vários artistas, entre os quais Miró da Muribeca, um dos mais importantes poetas pernambucanos da contemporaneidade.
 
Miró: Estudo Nº2 (Crédito: Ashlley Melo)
Miró: Estudo Nº2 (Crédito: Ashlley Melo)

“Miró não era somente um poeta. Era um poeta que trazia toda uma vivência que ele tinha da rua, da periferia, da Muribeca, da figura desse homem que estava o tempo todo se mudando – por várias questões e não apenas pela vontade. Tudo isso foi sendo para gente material de construção para esse personagem”, detalha o ator Giordano Castro, um dos fundadores do grupo.

Estudo na prática
Após a experiência profissional vivida durante a pandemia de Covid-19, com trabalhos realizados on-line e distante do público, o Magiluth começou a repensar a teatralidade, levando para a cena espetáculos como “estudo”. “Quando voltamos para os palcos, depois da pandemia, essa ideia de pensar como fazer uma peça ou como criar um personagem ficou muito forte para a gente. É quase como se a gente voltasse para o teatro e pensasse: como a gente fazia isso aqui?”, observa Castro.

Mas engana-se quem pensa que Miró: Estudo Nº 2 se trata de uma montagem voltada apenas para quem é do universo teatral. “Nesse processo de construção do personagem, a gente busca trazer o questionamento de como essa ‘rua’ de Miró reverbera na gente”, complementa o ator.

Usando de muito material poético em cena, Giordano Castro revela que um dos compromissos que o Magiluth traz na peça é o de fazer com que a obra de Miró vá além do poeta. “A obra dele vai morrer porque ele morreu? Ela só existia quando ele falava? A obra dele consegue ser plural e isso pode se tornar teatro também. A palavra de Miró vira teatro, música, vira trampolim para uma reflexão política sobre moradia. Está tudo ali”, finaliza.

O processo de criação de Miró: Estudo Nº 2 tem uma ligação estreita com o Itaú Cultural. Foi durante a atividade Ensaios de Fruição, realizada pelo IC em 2021, que o Magiluth começou a abrir o processo de criação do espetáculo para novos ou habituais públicos das artes cênicas, como propunha a atividade. “A estreia da peça é o fechamento desse ciclo proporcionado pelo Itaú Cultural e que foi muito importante para a gente”, pontua Giordano Castro.
 
SERVIÇO
Miró: Estudo N°2
Com Grupo Magiluth (PE) 
De 20 a 30 de abril (sempre de quinta-feira a domingo)
Quinta-feira a sábado, às 20h. 
Domingos e feriados às 19h
No feriado do dia 21 de abril (sexta-feira), será às 19h.
Sala Itaú Cultural (Piso Paulista) 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco