Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Longa 'Rua Aurora - Refúgio de Todos os Mundos', do pernambucano Camilo Cavalcante, estreia nesta sexta

Publicado em: 11/04/2023 13:57 | Atualizado em: 11/04/2023 15:55

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Três anos e uma pandemia depois, o premiado cineasta pernambucano Camilo Cavalcante acaba de finalizar um novo projeto, o longa documentário Rua Aurora - Refúgio de Todos os Mundos. Recém saído do forno, ou melhor, das ilhas de edição e finalização, o filme já tem data de estreia nacional e será em grande estilo, na 28ª edição do renomado É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, em São Paulo. O lançamento será nesta sexta-feira (14), mas o filme ainda terá outras três sessões durante o festival, que acontece entre São Paulo e Rio de Janeiro. 

Produzido e dirigido por Camilo, Rua Aurora - Refúgio de Todos os Mundos foi filmado na capital paulista no final de 2021 e nasceu de uma vontade intrínseca do diretor de conhecer gente e mergulhar em suas histórias comoventes, nesse caso os mais diversos mundos que coabitam o centro esquecido da metrópole. “Conheci a Rua Aurora em 1999 enquanto filmava o curta-metragem Leviatã e desde então comecei a nutrir um interesse em escutar as histórias de vida das pessoas que ali trabalham, habitam e trafegam. São pessoas muitas vezes invisibilizadas pela sociedade, mas que têm uma trajetória de vida marcada pela capacidade de se reconstruir perante as dificuldades da sobrevivência”, explica Camilo.

Para o cineasta, o que se passa na Rua Aurora é reflexo de uma realidade nua e crua. “Essas histórias espelham de forma profunda a realidade brasileira e dos diversos migrantes que tentam reconstruir sua vida no centro de uma das maiores cidades do mundo”, explica o realizador. Rua da Aurora - Refúgio de Todos os Mundos contempla o espectador com 94 minutos de depoimentos tão reais quanto emocionantes.

Camilo Cavalcante, que hoje se divide entre um doutorado em Portugal e seus projetos no Brasil, estará presente junto com a equipe na sessão inaugural do filme.
 
PRÊMIOS
A estreia do longa documentário acontece às vésperas de Camilo Cavalcante
completar 10 anos do lançamento de seu primeiro longa metragem, A História da Eternidade. Em 2014 nascia A História da Eternidade sucesso de público e crítica que recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema.
Na sequência, o roteiro original do filme foi publicado em livro, sendo finalista do Prêmio Jabuti na categoria Artes.

O segundo longa veio em 2020, em plena pandemia. A produção tríplice fronteira King Kong En Assunción, filmado entre Bolívia, Paraguai e Brasil, ganhou 18 prêmios, entre eles quatro Kikitos no Festival de Gramado (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme eleito pelo júri popular), e foi exibido em mais de 10 países.

SERVIÇO
Estreia nacional dia 14/04 – Sesc 24 de Maio - 19h - SP
18/04 – Estação NET Botafogo 1 às 17h - RJ
19/04 – Cine Marquise às 16h - SP
20/04 – Estação NET Rio 4 às 16h30 - RJ
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco