Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Da web para os palcos: saiba quem é Joyce Alane, novo fenômeno da música pernambucana

Publicado em: 04/04/2023 13:55

Ao produzir conteúdo musical na internet, Joyce Alane ganhou notoriedade após seu primeiro single 'Leão' (Crédito: Paulo Higor Nunes)
Ao produzir conteúdo musical na internet, Joyce Alane ganhou notoriedade após seu primeiro single 'Leão' (Crédito: Paulo Higor Nunes)
As plataformas digitais reformularam a dinâmica do mercado fonográfico. Hoje é mais fácil para o artista produzir conteúdo de forma autônoma e desenvolver afinidade com o público. Atenta nos recursos das redes sociais, Joyce Alane usou a criatividade e o talento da voz para angariar 300 mil seguidores no Instagram, 100 mil ouvintes mensais e espaço na cena musical pernambucana. Até isso acontecer, porém, a cantora desafiou a desconfiança de si própria e os tabus da sociedade .

Nascida no Recife e criada em Moreno, na Região Metropolitana, os primeiros contatos de Joyce com a música aconteceram na infância. Ela foi matriculada pela mãe no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), localizado na Av. João de Barros, mas ainda estava inapta a praticar canto devido à idade mínima exigida. A opção pelo piano repercute dez anos depois nos vídeos. “O Conservatório me ajudou bastante a entender a teoria e o motivo de eu gostar de música”, ressalta Joyce ao Viver. 

Os estudos no ensino médio e a distância prejudicaram a sua permanência no CPM, restrita a um ano. A paixão pelo canto não era mais a mesma. Norteada pelo senso comum, ingressou na universidade para cursar Arquitetura. “Ainda tem muito preconceito com quem vive da música. Comecei o curso e deixei o piano de lado por um bom tempo”, lamenta. Joyce não abandonou as composições e, em 2018, iniciou um projeto autoral com um amigo até que caminhou sozinha a partir de 2021. 
 
‘Leão’, seu primeiro single, também é o que ela considera o divisor de águas do início da carreira. “Antes não sabia como trabalhar sozinha. Eu tinha medo, me falaram que era muito difícil. Leão foi a primeira música autoral que postei, mesmo achando que as pessoas não iam gostar muito. Geralmente, elas preferem uma música mais conhecida”, aponta. “Serei eternamente grata a Leão, tanto é que tenho um tatuado no braço”.
 
 
Antes de ‘Leão’, Joyce cantava versões em voz e piano dos bregas pernambucanos - um estilo pelo qual possui carinho e considera marginalizado. A intenção, segundo a cantora, era fortalecer as letras das músicas. Apesar de viralizar com frequência, ela não queria ser rotulada pelos covers. A solução surgiu a partir da adaptação de uma sugestão: ao invés de compor sobre temas recomendados pelo público, Joyce optou montar um quebra-cabeça com palavras aleatórias. 

Todos os sábados, na ferramenta de perguntas dos stories, os seguidores podem colaborar com uma palavra que pode aparecer na música postada uma semana depois. “Depois que escolho a primeira frase, vejo qual tema se encaixa e faço a letra”. Assim nasceu ‘ME DÁ UMA LUZ’, hit mais recente que chegou a 6,3 milhões de visualizações. “É uma forma orgânica para o pessoal se sentir próximo de mim. Elas vêem que eu estou respondendo de alguma forma e adoram quando aparecem na caixinha. É por isso que tento ver o máximo que posso, mas nem sempre dá”, destaca. 
 
Cantora tem quase 400 mil seguidores no Instagram e TikTok (Crédito: Paulo Higor Nunes)
Cantora tem quase 400 mil seguidores no Instagram e TikTok (Crédito: Paulo Higor Nunes)
 
Entre as várias conquistas proporcionadas pela iniciativa, Joyce comemora o fato de ser reconhecida como artista que lança as próprias músicas. “As pessoas me enxergam dessa forma e fico muito feliz. Esse quadro me abriu oportunidades gigantescas. Vamos até lançar algumas músicas que foram escritas a partir das caixinhas”, anuncia.

Duda Beat, Dorgival Dantas, Liniker, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento são algumas das referências para a jovem cantora que planeja o álbum de estreia. “Hoje tenho ideias pro meu álbum que trazem a música popular brasileira, mas com referências do brega, samba e maracatu. Queria que as pessoas abraçassem músicas desse tipo, porque eu não quis não há muito tempo. Hoje eu sou muito bairrista e consigo perceber a riqueza dos nossos estilos musicais, não só em Pernambuco, como no Brasil inteiro” Joyce Alane também se prepara para o primeiro show solo no Teatro do Parque, que será realizado em 17 de junho. Detalhes do evento, como a venda dos ingressos, serão divulgados em breve.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Estudantes brasileiros simplificam a linguagem científica sobre a China
Deputado brasileiro   E possivel o Brasil ser uma China da America Latina
Para Luciana Santos, reindustrialização brasileira necessita do apoio da China
Wellington Dias: Brasil coopera com a China para criar aliança global contra fome e pobreza no G20
Grupo Diario de Pernambuco