Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

GASTRONOMIA

Comida di Buteco no Recife começa nova edição na Semana Santa

Publicado em: 04/04/2023 17:04 | Atualizado em: 04/04/2023 18:39

Prato do bar Xodó de Mainha (Crédito: Hermínio Costa)
Prato do bar Xodó de Mainha (Crédito: Hermínio Costa)
Após retornar ao modelo presencial em 2022, o concurso Comida di Buteco está de volta neste ano de 2023, reforçando a importância da cultura do buteco como uma essência dos brasileiros. 'A vida é feita de buteco', diz o tema deste ano. Para valorizar esse patrimônio, o Comida di Buteco faz edição no Recife a partir desta sexta-feira (7), até 30 de abril, em 36 endereços localizados na Região Metropolitana.
 
Nesta edição - a primeira desde que o Comida di Buteco passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Recife, a ser celebrado anualmente no mês de abril -, os candidatos a Melhor Buteco criaram petiscos com um capricho especial no uso de ervas e especiarias.

O Vieira Bar e Restaurante (Rua Araguari, 47, Brasília Teimosa), vencedor do concurso Comida di Buteco no Recife em 2022, vai servir pipoquinha de camarões com maionese apimentada e batata frita com pó de nori e coentro. Danilo Vieira, que cuida da cozinha da casa, uniu dois sucessos das culinárias nordestina e japonesa: o coentro e o nori, alga marinha que a gente conhece bem nos sushis e temakis.

A lista completa dos 36 butecos e os petiscos criados especialmente para o Comida di Buteco pode ser acessada no site Recife – Comida di Buteco.

O propósito
O Comida di Buteco tem como sua maior missão "transformar vidas atravéz da cozinha de raíz". O foco está na valorização do pequeno comércio familiar, gerando inclusive emprego e renda. Neste ano, um recorde de 1.000 butecos participam do concurso que acontece em 24 circuitos, agregando 50 cidades do Norte ao Sul do país. Todos disputam o título de Melhor Buteco.

Para tanto, são avaliados o petisco em sua apresentação, sabor e criatividade; além da temperatura da bebida, o atendimento da casa e também a higiene do estabelecimento.

A mecânica
É importante lembrar que o Comida di Buteco é um concurso, e não um festival. Na primeira etapa, em cada um dos circuitos, o público e um corpo de jurados, ao visitarem os butecos participantes, votam avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. Os votos do público valem 50% do peso total e os dos jurados, 50%. Daí, são eleitos os três melhores butecos.

Na segunda etapa, nacional, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada circuito avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Elege-se, então, o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em São Paulo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco