 | |
Crédito: Reprodução |
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para ser exibido no 76º Festival de Cannes. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa, pelo diretor do evento Thierry Frémaux. É a quarta aparição do diretor pernambucano em Cannes, desta vez na direção de um documentário. A estreia mundial do longa será em sessão especial, fora da disputa de prêmios. O festival ocorre de 16 a 27 de maio.
“Uma honra e uma alegria”, comemora Kleber nas redes sociais. Na postagem, ele também clama pela reabertura do Cinema São Luiz, fechado para reformas, a tempo da estreia no Brasil. “Que o Cinema São Luiz esteja já reaberto à sociedade no segundo semestre para podermos exibir Retratos Fantasmas no Recife”. ‘Retratos Fantasmas’ narra o passado e o presente de dois cinemas de rua do centro do Recife: Cinema Veneza e o Cinema São Luiz.
Antes de Retratos Fantasmas, Kleber foi a Cannes em outras três oportunidades: Vinil Verde (2005), em Quinzaine - uma seleção paralela ao festival principal; Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos em competição. Aquarius concorreu à Palma de Ouro, a categoria mais importante do evento, enquanto Bacurau disputou e levou o Prêmio do Juri - considerada a terceira premiação mais relevante.
O pernambucano terá a companhia de outros cineastas brasileiros no tapete vermelho. Na mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante de Cannes, será exibido A Flor do Buriti, da dupla de diretores João Salaviza e Renée Nader Messora. Outra presença garantida é a de Karim Ainöuz (A Vida Invisível) com o filme Firebrand.