Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Coco Raízes de Arcoverde libera 'Godê Pavão', lançado há 20 anos, para plataformas digitais

Publicado em: 12/04/2023 15:33 | Atualizado em: 12/04/2023 16:17

Com 15 faixas, disco Godê Pavão (2003) é dedicado ao Mestre Biu Neguinho
 (Crédito: Divulgação)
Com 15 faixas, disco Godê Pavão (2003) é dedicado ao Mestre Biu Neguinho (Crédito: Divulgação)
Em 2003, o Coco Raízes de Arcoverde lançava o Godê Pavão, segundo CD da história do grupo autoral do Sertão de Pernambuco. Duas décadas depois, o disco chega às plataformas digitais, com todas as 15 faixas. A obra, que ganhou o prêmio “Culturas Populares”, em 2009, do Ministério da Cultura, homenageia o músico e mestre Biu Neguinho, idealizador da levada do surdo juntamente com Lula Calixto.

Biu Neguinho participou da fase embrionária do coco. Na ocasião, quando estava construindo uma casa, ele convidava familiares e amigos para dançar sobre o terreno, assentando assim o barro. Biu já foi diretor da escola de samba Unidos da Avenida na década de 70, sendo responsável pela batida especial do surdo que faz a marcação do ritmo.

O Godê Pavão, também em memória de Lula Calixto, Ivo Lopes e Reginaldo Silva, foi gravado no Recife, no estúdio Via Som, em agosto de 2002. Na ocasião, o Coco tinha a seguinte formação: Assis Calixto, Damião Calixto, Lourdes Calixto, Iran Calixto, Ilma Calixto, Ciço Gomes, François, Biu Neguinho, Dayane, Fágner, Damares, Ianara, Italo, O. Maria, Maria José, Expedita, Fernando, Davyd, Ikeângelo, Luizinho, Jonatha e Igor. As composições são todas dos próprios integrantes, unindo elementos indígenas do povo Xucuru e da poesia do sertão pernambucano.
 
“Os coquistas sertanejos de hoje contam que o ritmo surgiu acompanhando o processo de construção das casas de taipa. O costume prezava que o dono da casa chamasse os amigos e todos dançassem a noite inteira sobre o barro, a fim de assentar o chão. Biu Neguinho é um dos poucos músicos do Coco Raízes de Arcoverde que participou desses rituais. Introspectivo e de poucas palavras, esse homem de baixa estatura torna-se um gigante quando inicia o toque do bumbo”, escreve Marcelo Pedro, responsável por toda a parte textual do disco.

Em janeiro deste ano, o CD de estreia do Coco Raízes, lançado nos anos 2000, foi para o mundo digital. Considerado uma relíquia da cultura popular, o disco dedicado à memória de Lula Calixto conta com 11 músicas.

A proposta de colocar os CDs no streaming surgiu na turnê nacional mais recente do grupo, que rodou pelo estado de São Paulo, em setembro de 2022. A circulação aconteceu em Pinheiros e Itaquera, na capital paulista, e na cidade de Sorocaba, no interior, com a realização também de oficinas.

O Coco Raízes tem recebido o apoio do produtor cultural Leandro Toledo, de Sorocaba/SP. O parceiro está à frente do planejamento de organização do perfil oficial do grupo nas plataformas digitais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco