Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

OFICINA

Ateliê Iza do Amparo abre inscrições para oficinas gratuitas de técnicas em tecido

Publicado em: 20/04/2023 17:42

Oficina apresenta três módulos de inventividade artística (Crédito: Divulgação)
Oficina apresenta três módulos de inventividade artística (Crédito: Divulgação)
Parte da inventividade artística que há mais de 40 anos revigora o Ateliê Iza do Amparo, no Sítio Histórico de Olinda, será compartilhada com o público, nas tardes de sábado, de maio a julho, quando a casa ministrará a oficina Técnicas em Tecido – Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo. Serão três módulos com diferentes possibilidades de criação artística tendo o têxtil como suporte. As inscrições devem ser feitas desta quarta-feira (19/4) até o próximo dia 28, preenchendo formulário online ou enviando e-mail para atelie.izadoamparo@gmail.com.

No primeiro módulo, Serigrafia Artesanal, que se inicia no dia 6 de maio, Paulo do Amparo, primogênito da matriarca, Iza do Amparo, vai partilhar técnica desenvolvida por ele desde os anos 1990. A imersão artística continuará com Catarina do Amparo, filha caçula de Iza, no módulo Pintura Livre, que apresentará suas experiências com desenho e uso de tintas sobre tecido. Iza do Amparo fechará o ciclo com Estamparia com Carimbos, técnica que ela elabora desde os anos 1970, ainda antes de se estabelecer em Olinda.

A oficina Técnicas em Tecido - Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo é limitada a 15 pessoas, que não precisam ter experiência prévia com estamparia, pintura nem serigrafia. Basta que sejam interessadas e se comprometam a participar de todos os encontros semanais, sempre aos sábados, das 13h às 18h, num total de 12 aulas e 60 horas, com certificado ao fim. Os encontros serão, inclusive, acessíveis a pessoas com deficiência auditiva, contando com intérprete de Libras.
 
Participantes não precisam ter experiência em técnicas de estamparia, pintura ou serigrafia (Crédito: Divulgação)
Participantes não precisam ter experiência em técnicas de estamparia, pintura ou serigrafia (Crédito: Divulgação)
 
Os participantes serão estimulados a criar peças em cada módulo. E, ao término de cada um, todos terão um trabalho selecionado para uma exposição em que culminarão os resultados da experiência artística vivida ao longo da oficina. A mostra ficará em cartaz no Ateliê Iza do Amparo, em agosto, e as obras serão devolvidas aos seus autores ao fim da exibição.

A proposta de Técnicas em Tecido - Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo, enquanto experiência estética, é “ampliar a compreensão em relação às possibilidades de criação, através de meios acessíveis e objetos disponíveis no cotidiano para o fazer e fruir artístico”.

Inserido no Sítio Histórico de Olinda, onde gira uma economia particular em torno dos trabalhos de artistas e artesãos que fazem de suas casas espaços de arte, o Ateliê Iza do Amparo também busca apresentar essas possibilidades de criação “como um meio de trabalho e geração de renda, através da produção e comercialização de telas, camisas, utilitários de cama e mesa, entre outros”.

“Todas as técnicas de artesania ensinadas na oficina podem ser aplicadas para as finalidades citadas acima. Os próprios artistas/artesãos da casa/ateliê fazem dessa versatilidade seu meio de vida, assim como muitos outros artistas e ateliês do Sítio Histórico, que sobrevivem da arte e do turismo.”

A oficina Técnicas em Tecido - Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo é gratuita e realizada com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

OS ARTISTAS E SUAS TÉCNICAS
Paulo do Amparo
No primeiro módulo, Serigrafia Artesanal, o artista Paulo do Amparo vai mostrar sua técnica de produção artesanal de matrizes serigráficas. Paulo produz a base (uma tela com voal esticado em moldura) e pinta a estampa à mão, diretamente na tela, usando pincéis para desenhar e material vedante. Assim, cria inúmeras composições utilizando impressão única e monocromática, sobreposta ou colorida.

Catarina do Amparo
No segundo módulo, Pintura Livre, a artista Catarina do Amparo, que pratica diferentes formas de intervenção em tecido, partilhará a sua experiência desde o processo de esboço e aplicação de um desenho no tecido até, propriamente, a pintura. Catarina trabalha, principalmente, com panos utilitários, como toalhas de mesa e passadeiras, mas também com telas.

Iza do Amparo
No terceiro e último módulo, Estamparia com Carimbos, a matriarca, Iza do Amparo, artista há mais de 40 anos à frente do ateliê que leva seu nome - e que, devido à relevância de seu fazer artístico, foi incorporada, pelo nome, à rua em que se estabeleceu - apresentará seus estudos utilizando carimbos feitos de diferentes superfícies coletadas no cotidiano, como sola de sapato, peça de computador, folhas e caules.

Os participantes, aliás, serão convidados a testar esses objetos, a fim de terem o olhar aguçado para formas e texturas. Uma marca do trabalho de Iza do Amparo é justamente a inserção de novos - e inusitados - elementos na composição de padrões, estampas e figuras.

SERVIÇO
Oficina “Técnicas em Tecido – Imersão Artística no Ateliê Iza do Amparo”
Onde: Ateliê Iza do Amparo (rua do Amparo, 159, Sítio Histórico de Olinda / Instagram  @atelie_izadoamparo)
Quando: De 6 de maio a 29 de julho, das 13h às 18h
Quanto: Gratuito
Total de vagas: 15
Como se inscrever: de 19 a 28 de abril, preenchendo formulário online ou enviando e-mail para atelie.izadoamparo@gmail.com.

Programação dos módulos da oficina
6 a 27 de maio - Serigrafia Artesanal, com Paulo do Amparo
3 de junho a 1º de julho - Pintura Livre, com Catarina do Amparo
8 a 29 de julho - Estamparia com Carimbos, com Iza do Amparo
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco