Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MEMÓRIAS

Museu da Pessoa lança nova experiência para público contar a sua história

Publicado em: 29/03/2023 22:15

 (D)
D
Um dos primeiros museus digitais do mundo dedicado às histórias de vida, o Museu da Pessoa acaba de lançar uma nova plataforma para o público compartilhar suas histórias e manter a sua memória viva, atra´ves do site www.museudapessoa.org. A fundadora e diretora Karen Worcman afirma que essa é uma experiência pioneira em gravações e narrativas. "Queremos dar ainda mais autonomia e protagonismo às pessoas para que se tornem parte do acervo", conta.

O Museu da Pessoa vem sendo construído de forma colaborativa. Em pesquisa feita pelo Museu entre 2018 e 2020 com usuários da plataforma, constatou-se que aumenta a tolerância, o entendimento do outro, a alteridade, a escuta e, por consequência, o jeito de cada um ver o mundo.

Com 30 anos de história, o Museu da Pessoa vem aperfeiçoando a maneira como oferece ao seu público formas de contar história. “Queremos que as pessoas reflitam sobre seus legados e possam compartilhá-lo com o Museu e, desta forma, com o mundo”, explica Karen. Agora, são duas opções principais oferecidas ao público. A primeira delas é o “Conte livre”, uma experiência completa, imersiva e profunda, em que o público também pode incluir, além do seu depoimento, imagens, músicas e vídeos que desejam no seu perfil.

“Um grande diferencial que criamos para tornar a experiência ainda mais rica para o público é o de contar a história de outras pessoas, e também acrescentar histórias a perfis que já tenham suas histórias contadas, com outros pontos de vista, formando um mosaico mais aprofundado”, destaca Odilon Gonçalves, diretor de tecnologia do Museu.

A outra opção é a de gravação guiada, uma experiência em que o público pode contar sua história gravando um vídeo de até 3 minutos respondendo às perguntas que sugerem três temas principais:  Qual é o seu legado?, Quais são suas melhores histórias de carnaval?, e Como a pandemia da Covid-19 impactou a sua vida?. Neste “cardápio de temas”, o público pode se guiar por este link e escolher qual dos temas deseja desenvolver.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco