Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Luciano Pontes lança 'A Terra Ensacada - E Outras Histórias', seu oitavo livro para infância e juventude

Publicado em: 29/03/2023 14:40

 (Crédito: Divulgação)
Crédito: Divulgação
Na véspera do Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado no dia 2 de abril, o escritor e ilustrador Luciano Pontes lança o livro A Terra Ensacada – E Outras Histórias, pela Editora Melhoramentos.

Autor de trajetória consolidada no universo da infância e juventude, Luciano Pontes remexeu o baú de memórias para escrever as histórias que compõem o novo livro. “Meu avô paterno vendia frutas na feira na cidade de Juripiranga, na Paraíba. Estive com ele na feira algumas vezes e essa memória me fez pensar no trabalho infantil e na sua repercussão sobre as infâncias brasileiras”, comenta o autor.

O lançamento de A Terra Ensacada – E Outras Histórias será no próximo sábado (1º), às 15h, no CoffeeCube (Rua Serrita, 24, Jaqueira) e contará com uma conversa com o autor e a leitura dos contos, acompanhada pela intervenção sonora de Vini Nogal.

A Terra Ensacada – E Outras Histórias reúne três contos: O Cemitério das Pipas, O Rosto Claro de Aurora e Terra Ensacada, que narram respectivamente as histórias de Álvaro, Aurora e Antoniel, crianças que precisam lidar com o trabalho em suas rotinas. Álvaro vende coentro na feira; Aurora corta cana-de-açúcar; e Antoniel é agricultor.

Apesar disso, cada criança descobre uma maneira de manter os laços com a infância e a ludicidade. Em O Cemitério das Pipas, por exemplo, Alvinho dialoga e desvela enigmas soprados pelo vento; Em O Rosto Claro de Aurora, a personagem resgata sua ancestralidade a partir da música; e no conto que nomeia o livro, Antoniel é um garoto tímido, mas que tem uma conexão especial com a terra e com a família.

A oralidade, os cantos e as adivinhações, que são um campo de pesquisa para o autor há alguns anos, compõem a ludicidade da obra, que tem como elemento comum o trabalho infantil, mas ajuda a expandir o imaginário de crianças e adultos. As ilustrações do livro também são assinadas por Luciano Pontes. Neste projeto, a intenção foi ressaltar as individualidades de cada criança por meio das cores.

Sobre Luciano Pontes 
Escritor, ilustrador, ator, diretor e dramaturgo. Graduado em Design Gráfico com especialização em literatura infantil e juvenil. Escreveu e publicou “Ouvindo as Conchas do Mar”, “Uma História Sem Pé Nem Cabeça”, “O Carrossel do Tempo”, “Belizbel” “Lua, Noite e Dia” pela Editora Paulinas; “Em Briga de Irmãos, Quem Dá Opinião?” pela Editora FTD; e “Uma Andorinha Só” pela editora Timbó. É fundador da Cia Meias Palavras, companhia que possui em seu repertório espetáculos como Seu Rei Mandou e As Travessuras de Mané Gostoso. Há 20 anos, atua como palhaço no programa Doutores da Alegria no Recife. Atua ainda como curador no Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG) desde 2015.

SERVIÇO:
Lançamento A Terra Ensacada, com conversa com autor e leitura de contos
Quando: 1º de abril, sábado, a partir das 15h
Onde: CoffeeCube (Rua Serrita, 24, Jaqueira)
Informações: (81) 3072 7763
Valor do livro: R$ 54,90
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco