Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Fotógrafa pernambucana Priscilla Buhr volta a expor no Recife

Publicado em: 21/03/2023 14:58

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Neste sábado (25), às 15h, o público poderá conferir a exposição de fotografia e intervenções visuais intitulada 'Não Reagente' no Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, Zona Norte do Recife, que vai lidar com temas comuns às mulheres, mães ou não, desde o peso de gerar e maternar, até o enfrentamento de um diagnóstico de infertilidade. Foram essas perguntas e muitas delas sem respostas que despertaram na fotógrafa e artista visual Priscilla Buhr um chamado para desenvolver uma pesquisa sobre o tema da maternidade compulsória e a pressão da sociedade que acusa mas pouco acolhe. 

A exposição, que tem incentivo cultural do SIC/Fundação de Cultura da Cidade do Recife/Secretaria de Cultura /Prefeitura da Cidade do Recife, fica em cartaz até o dia 10/05, com entrada gratuita. Não Reagente nasceu justamente de uma experiência pessoal de Priscilla com a maternidade: um diagnóstico de possível infertilidade - o não reagente - fez a artista questionar (as imposições sociais sobre o corpo da mulher cis dentro da heteronormatividade patriarcal) e a angústia entre o que é saúde e o que é vontade.
 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Priscilla 44 mulheres mães sobre como elas se imaginavam se não tivessem sido mães. A partir desse diálogo o trabalho começa a ganhar forma, notas pessoais em cima das respostas das entrevistas se tornam imagem e a artista passa a produzir fotografias com forte apelo poético e metafórico sobre a ideia do vazio, do oco, da mulher “seca”, que não pode gerar vida e as várias camadas sensíveis que atravessam o tema.

Afinal, não poder ter filho faz a mulher se comparar em qual das escalas: médica ou social? “Com a pesquisa, conheci o sofrimento e dor das mulheres que não conseguem engravidar e aquilo me despertou uma vontade de entender esse processo, muitas vezes opressivo, que toda mulher enfrenta pelo simples caminho que nos foi traçado: ser mãe. No meio da pesquisa, engravidei de Artur, meu filho que hoje tem 6 anos, e neste tempo consegui cruzar a linha da maternidade para entender como funciona a outra pressão social em ser mulher e dar conta de tudo. Não Reagente continuou evoluindo e chegou até esta exposição, que dialoga sobre a maternidade e seus atravessamentos”, aponta Priscilla.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco