Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Filme sobre comunidade indígena Pankararu estreia nos cinemas esta semana

Publicado em: 20/03/2023 19:12

 (Foto: Saulo Nicolai.)
Foto: Saulo Nicolai.
Nesta quinta (23), o misto de documentário e ficção Rama Pankaruru, gravado em 2019 e 2020, chega aos cinemas trazendo a história de uma jornalista que sai do Rio de Janeiro para cobrir um incêndio criminoso (real) em uma escola localizada no sertão pernambucano após as eleições de 2018. Dirigido por Pedro Sodré e produzido pela Copa Filmes, o longa fornece um olhar imersivo sobre a resistência do Povo Pankararu.

Depois do lançamento de seu primeiro longa, a ficção "Rio Mumbai" (2018), o diretor optou por voltar ao propósito que o fez escolher a sétima arte. "Voltei às origens do que pretendo fazer no cinema, o 'cinema-verdade", ou seja, um filme de ficção ancorado na realidade, com pessoais reais que vivem seus próprios personagens", contou. A ideia de construir um roteiro com os próprios personagens foi facilitada pelo encontro com Bia Pankararu, indicada para o trabalho de produção, mas que logo passou a ser protagonista do filme e co-roteirista. “Esse filme tem muitas camadas, mas para mim o mais importante é passar a cultura Pankararu, que se manifesta através de ações”, finaliza o diretor sobre o elenco e a sobre a autenticidade da aldeia, que ele retratou nas telas.

Bia é uma mãe solo, LGBTQ+, que aceita ajudar a jornalista Paula (Tássia Leite) a produzir uma matéria sobre os ataques incendiários ocorridos no território Pankararu. “Em 2018, recebi o convite de Pedro para produzir uma ficção no território Pankararu. De produtora, entrei no roteiro e na atuação. Trazendo o enredo para a atualidade, misturamos ficção e fatos reais. Os ataques incendiários sofridos no território Indígena em 28 de outubro de 2018, noite da última eleição presidencial, se tornam o fio que leva Bia e Paula a ligar vários pontos de conflitos territoriais, políticos e culturais.” explica Bia Pankararu, protagonista. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco