Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PRÉVIAS

Nações de Maracatu celebram os 30 anos do Movimento Manguebeat

Publicado em: 08/02/2023 13:13

 (Foto: Karla Fagundes.)
Foto: Karla Fagundes.
No dia 16 de fevereiro, 13 Nações de Maracatu de Baque Virado vão se reunir na Rua da Moeda, às 18h, e ocuparão na sequência o Marco Zero, encerrando o período de prévias carnavalescas e abrindo oficialmente o Carnaval do Recife. O evento, batizado de 'Tumaraca' celebra os 30 anos do Movimento Manguebeat e, não à toa, o homenageado deste ano será o cantor e percussionista Gilmar Bola 8, membro fundador da Nação Zumbi e um dos fortes nomes do movimento. 

"Me sinto honrado em fazer parte dessa história, algo que começou num encontro na Emprel, onde eu e Chico (Science) nos conhecemos. O maracatu está no meu DNA, é minha ancestralidade, e ele me levou para grandes desafios, para os melhores festivais e palcos do mundo. Depois de 30 anos, receber esse reconhecimento de 13 Nações de Maracatu é emocionante. Estou muito agradecido”, comenta Gilmar que irá apresentar um repertório com músicas do Chico Science e Nação Zumbi e Combo X.

A noite de celebração também é um momento de enaltecimento à religião africana, que é alicerce das nações de Maracatu. A iniciativa é da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (AMANPE) em parceria com o Núcleo Afro da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco