Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CARNAVAL 2023

Janja será madrinha da velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense

Publicado em: 03/02/2023 16:45

O convite ocorreu após uma influenciadora criticar a roupa usada por Janja no dia da posse presidencial de Lula
 (Foto: Reprodução/Claudio Kbene)
O convite ocorreu após uma influenciadora criticar a roupa usada por Janja no dia da posse presidencial de Lula (Foto: Reprodução/Claudio Kbene)
A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, aceitou o convite da escola de samba Imperatriz Leopoldinense para desfilar no carnaval carioca de 2023 como madrinha de sua velha-guarda. A esposa do presidente Lula convidou a direção da escola para um encontro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (3/2).
 
“Todo respeito à Imperatriz Leopoldinense e às escolas de samba do Rio”, disse Janja. Por meio de nota, a socióloga afirmou, no entanto, que a presença no desfile dependerá da agenda oficial. "Tire minha comida, minha água, mas não tira meu carnaval. Ainda não sabemos como ficarão os compromissos daqui para frente, mas farei de tudo para estar na quadra, na Sapucaí e conhecer a Cidade do Samba", disse ela. 

O diretor de carnaval da Imperatiz Leopoldinense, André Bonatte, agradeceu o reconhecimento da primeira-dama. "Estamos muito felizes por este encontro e pela possibilidade de falarmos um pouco do nosso povo, da nossa comunidade. Os projetos sociais da Imperatriz são financiados pela própria escola e ter o reconhecimento da primeira-dama é extremamente gratificante", declarou.
 
Crítica
O convite ocorreu após a influenciadora digital e YouTuber Antônia Fontenelle criticar a roupa usada por Janja no dia da posse presidencial de Lula, em 1º de janeiro. "É isso. Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense", disse Fontenelle no Instagram. Quando uma seguidora pergunta o motivo da comparação com a escola, a influenciadora responde: "Escola apática, nem fede, nem cheira. É a Imperatriz Leopoldinense. Nem é a velha guarda da Mangueira, da Mocidade ou da Grande Rio", disse.
 
Após a comparação, além do convite a Janja, a presidente da agremiação, Cátia Drumond, enviou ofício para a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Liesa, pedindo que Fontenelle não seja credenciada para qualquer finalidade ou função nos desfiles das Escolas de Samba. “Sua falta de decoro à uma agremiação atinge a todas as outras envolvidas no espetáculo”, completou.

O traje
Os looks escolhidos por Janja para os protocolos de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no dia da posse. A primeira-dama escolheu duas produções de estilistas brasileiras para a solenidade e festividades pós-cerimônia.

O primeiro, e alvo das críticas de Antônia Fontenelle, foi um terninho em seda, produzido pela estilista Helô Rocha, a mesma que criou o vestido de noiva usado pela primeira-dama no casamento com Lula em maio de 2022. O look foi desenhado pela designer em parceria com as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte. 
 
Assim como no casamento, Janja buscou dar evidência à moda nacional, em especial o trabalho da Casa das Bordadeiras, que carrega elementos naturais e valoriza o nordeste brasileiro. Os detalhes da confecção do look deixam clara intenção dar destaque à brasilidade: o terninho possui modelagem em alfaiataria com uma calça pantalona, colete e, de sobreposição, um blazer, todos em seda vintage tingidos naturalmente com caju e ruibarbo — uma planta medicinal.

O blazer tem ainda uma leve cauda e é todo contornado por folhas bordadas, assim como o colete. Por dentro da peça, tem um bordado com o nome de Janja e a data da posse, uma espécie de recordação do momento especial. Para confeccionar o bordado as artesãs usaram, ao invés de linha tradicional, palhas brasileiras e capim dourado. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco